Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova regras para a instalação de outdoors em áreas urbanas e rurais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova regras para a instalação de outdoors em áreas urbanas e rurais
Nacional

Comissão aprova regras para a instalação de outdoors em áreas urbanas e rurais

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

02/06/2025 – 16:08  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

David Soares recomendou aprovar projeto com alterações

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a instalação de outdoors eletrônicos em áreas urbanas e rurais. Entre outras medidas, o texto proíbe os anúncios que prejudiquem a visibilidade de sinais de trânsito, semáforos, placas de sinalização ou qualquer outro elemento para orientação de motoristas e pedestres.

Os anúncios devem seguir as seguintes regras, entre outras:

  • ser instalados de modo a não interferir no funcionamento de dispositivos de controle de tráfego, como sensores de velocidade, radares e câmeras de monitoramento;

  • não obstruir a visão de motoristas e pedestres, especialmente em trechos críticos como entradas e saídas de garagens, túneis, rotatórias e interseções;

  •  estar equipados com sensores automáticos ou sistemas de ajuste de brilho, garantindo que a luminosidade seja adequada às condições de luz ambiente.

Também fica proibida a instalação os outdoors em leitos de rios, cursos d’água, reservatórios, lagos e represas. Além disso, a instalação dos anúncios deve respeitar a vegetação.

O relator, deputado David Soares (União-SP), recomendou aprovar uma versão (substitutivo) ao Projeto de Lei 585/21, que originalmente proibia a instalação de outdoors eletrônicos às margens das vias de rolamento. O parlamentar entendeu que a iniciativa iria causar “impactos desproporcionais” ao setor publicitário e optou por estabelecer regras para esse mercado.

“A nova redação define parâmetros técnicos para luminosidade, localização e estrutura dos painéis, reforçando a proteção ao patrimônio ambiental e cultural, e respeitando a competência municipal para regulamentar essas matérias
conforme as peculiaridades locais”, justificou o relator.

Regulamentação
Pela proposta, caberá aos municípios regulamentar a instalação de anúncios em áreas urbanas e rurais protegidas, visando a conciliar a preservação de sua integridade e valor histórico, cultural, estético e ambiental.

Em rodovias, a regulamentação caberá ao órgão competente da administração rodoviária, garantindo a segurança viária e a preservação do ambiente natural.

A proposta determina que a exploração publicitária em espaços públicos, a qual poderá ser precedida de licitação, deve ser revertida em benefícios à população, como equipamentos urbanos ou serviços públicos.

Próximos passos
Na Câmara, a proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado por deputados e senadores.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que flexibiliza acesso a informações de agentes políticos
Próximo artigo Câmara aprova punição maior para quem provocar incêndio em florestas

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta de estímulo fiscal para pesquisa de ração sustentável

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que obriga serviços de saúde a assegurar mamografia a mulheres com deficiência

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que prevê uso de algoritmos no combate a crimes digitais contra crianças e adolescentes

3 horas atrás

Hugo Motta e Davi Alcolumbre confirmam recesso parlamentar nas próximas duas semanas

3 horas atrás

Caminhando com Jesus: Um Espaço de Oração, Esperança e Renovação Espiritual para Você

3 horas atrás

Passos para Abandonar o Pecado e Se Aproximar de Deus – Caminhando com Jesus Explica

3 horas atrás

Um Portal Cristão Que Está Mudando Histórias – Conheça o Caminhando com Jesus e Sua Série Libertadora

3 horas atrás

Caminhando com Jesus: Testemunhos Reais Mostram Que É Possível Vencer o Pecado e Recomeçar

3 horas atrás

Descubra 15 Maneiras de Deixar o Pecado e Transformar Sua Vida com Caminhando com Jesus

3 horas atrás

Como Abandonar o Pecado e Ter uma Vida de Paz com Deus – Guia Exclusivo do Caminhando com Jesus

3 horas atrás

Caminhando com Jesus: O Portal Cristão que Está Impactando Milhares de Vidas no Brasil

3 horas atrás

Série Transformadora do Caminhando com Jesus Ensina a Deixar o Pecado e Viver em Santidade

3 horas atrás

Lei cria a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina

Taxação dos EUA continua dividindo opiniões na Câmara dos Deputados

Comissão aprova ampliação dos recursos do Fundo Nacional do Idoso

Comissão aprova prisão preventiva de familiares que comterem crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Comissão aprova identificação de quem tem doença renal crônica como pessoa com deficiência

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?