Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova proposta sobre formação de profissionais de educação e saúde para atendimento de pessoas com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova proposta sobre formação de profissionais de educação e saúde para atendimento de pessoas com deficiência
Nacional

Comissão aprova proposta sobre formação de profissionais de educação e saúde para atendimento de pessoas com deficiência

7 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

02/04/2025 – 10:42  

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Amom Mandel recomendou aprovar versão da proposta

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece incentivo à formação inicial e continuada de profissionais das áreas de educação e saúde, para capacitá-los ao atendimento da pessoa com deficiência, inclusive as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

A proposta também incentiva parcerias entre instituições de ensino superior e redes de atenção à saúde, escolas e outras organizações, para promover estágios, pesquisa e ações de extensão.

Parecer favorável
O texto aprovado foi a versão elaborada pelo relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), para o Projeto de Lei (PL) 1462/22, do deputado Glaustin da Fokus (PODE-GO), e para os apensados PLs 1354/24 e 1360/24.

O projeto original incluía nos currículos dos cursos superiores de pedagogia, psicologia e psicopedagogia conteúdos referentes apenas ao TEA.

Amom Mandel, no entanto, buscou alinhar a proposta a uma súmula aprovada na comissão com o objetivo de garantir às pessoas com deficiência igual proteção legal contra a discriminação e evitar a criação de direitos exclusivos para um tipo específico de deficiência.

“A modificação amplia o alcance da medida, garantindo que a formação inicial e continuada de profissionais das áreas de educação e saúde não se limite ao TEA, mas contemple todas as deficiências”, explicou Amom Mandel.

“Busca-se fortalecer a inclusão e preparar adequadamente os profissionais para atender à diversidade de necessidades das pessoas com deficiência”, resumiu.

O projeto altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de saúde; de educação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre  
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto prevê medidas contra ‘tarifaço’ de produtos brasileiros no exterior
Próximo artigo Comissão da Câmara aprova projeto sobre acessibilidade digital de pessoas com deficiência

Mais notícias desta categoria

Ex-ministro Onyx Lorenzoni nega ligação com envolvidos nas fraudes do INSS

3 horas atrás

Comissão aprova isenção de visto para turistas de Austrália, Canadá e EUA

4 horas atrás

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico

4 horas atrás

Comissão aprova criação de novos instrumentos de crédito para pequenas e médias empresas

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que limita acumulação da aposentadoria de ex-congressista com mandato local

6 horas atrás

Comissão aprova proposta que organiza educação indígena em territórios etnoeducacionais

6 horas atrás

Comissão aprova prazos para ampliar o teste do pezinho até 2027

7 horas atrás

Comissões aprovam emendas ao Orçamento de 2026

7 horas atrás

Projeto criminaliza a transfobia, com pena de prisão de dois a quatro anos

8 horas atrás

Comissão aprova selo para grandes empresas com boa conduta em relação às microempresas

8 horas atrás

Congresso Nacional aprovou 35 leis ambientais na atual legislatura

9 horas atrás

Deputado diz que aumento de transferências para municípios fortalece políticas para a população; ouça

9 horas atrás
Comissão aprova projeto que define objetivos para o microcrédito de baixa renda
Deputado e especialistas afirmam que Pix parcelado aumenta risco de endividamento; assista
Projeto define objetivos específicos para o microcrédito de baixa renda
Comissão aprova restrição a venda de carros-fortes
Comissão aprova equiparação de ações de facções e milícias a atos de terrorismo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?