Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova proposta que autoriza acesso a dados sobre nascidos vivos com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova proposta que autoriza acesso a dados sobre nascidos vivos com deficiência
Nacional

Comissão aprova proposta que autoriza acesso a dados sobre nascidos vivos com deficiência

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/05/2025 – 18:15  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Flávia Morais, relatora da proposta

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza o Ministério da saúde a compartilhar os dados da Declaração de Nascido Vivo (DNV) referentes a pessoas com deficiência. O texto altera a Lei 12.662/12, que regulamenta esse documento.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação, após ajustes, de texto da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para o Projeto de Lei 1462/23, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), e apensado.

“A medida favorece a transparência e a eficiência da gestão pública de saúde e permite que políticas voltadas para pessoas com deficiência e para pacientes com anomalias congênitas sejam baseadas em dados atualizados”, disse a relatora.

A DNV é o documento-base do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e é voltada para fins estatísticos e jurídicos. Além de ser essencial para a lavratura da certidão de nascimento pelos cartórios de registro civil, também serve de base para a produção de estatísticas vitais e epidemiológicas do País.

Por sugestão de Flávia Morais, a proposta determina que só poderão ter acesso à DNV os órgãos públicos vinculados à REDE Nacional de Dados em saúde, respeitadas as normas do Ministério da saúde sobre informações confidenciais.

Os dados servirão para desenvolvimento, avaliação e monitoramento de políticas públicas destinadas a pessoas com deficiência, inclusive na definição da REDE de atenção à saúde dos pacientes com anomalias ou más-formações congênitas.

“A ideia é evitar um diagnóstico tardio e o desconhecimento prévio dos nascidos com alguma deficiência, ajudando a garantir a identificação e o atendimento precoce, facilitando as ações para o estímulo mais rápido e a maior oportunidade de desenvolvimento futuro”, explicou o deputado Duarte Jr. no projeto original.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus investe na cultura local e apoia 3ª edição do Festival de Cultura e Desporto Cidade de Deus
Próximo artigo Lei de Responsabilidade Fiscal completa 25 anos sob elogios e críticas

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

2 horas atrás

Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros

3 horas atrás

Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas

4 horas atrás

Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso

5 horas atrás

Knowledge Hub reforça governança e lança agenda de inovação para 2026 em reunião do conselho

19 horas atrás

Comissão aprova criação de catálogo de práticas sustentáveis de manejo de resíduos sólidos

20 horas atrás

Comissão aprova setor exclusivo em estádios para mulheres, crianças e pessoas com deficiência

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que incentiva inovação e tecnologia em regiões com menor IDH no Brasil

21 horas atrás

Comissão aprova mudanças na Lei Maria da Penha para afastar agressores de vítimas no serviço público

22 horas atrás

Comissão aprova desconto na conta de luz para pessoas em tratamento de câncer

22 horas atrás

Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública

22 horas atrás
Comissão aprova projeto que reduz custos de equipamentos de segurança para automobilismo e motociclismo
Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos
Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência
Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo
Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?