Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova proposta para anular desapropriação de fazenda no Espírito Santo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova proposta para anular desapropriação de fazenda no Espírito Santo
Nacional

Comissão aprova proposta para anular desapropriação de fazenda no Espírito Santo

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

09/05/2025 – 16:51  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Daniela Reinehr, relatora do projeto

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 21/25, que suspende a desapropriação, para fins de reforma agrária, da fazenda Floresta e Texas, localizada no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo. O ato foi feito por um decreto de 2010.

A fazenda possui 622 hectares. O Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA) alega que a desapropriação foi embasada em uma avaliação pericial de 2009, que classificou a fazenda como improdutiva. No início de fevereiro deste ano, a emissão de posse foi efetivada, concluindo o processo de desapropriação.

A anulação da desapropriação é pedida pelo deputado Messias Donato (Republicanos-ES), com apoio do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que também assina a proposta.

Injustiça
Segundo a relatora, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), a família dona da fazenda apresentou à justiça documentos como escrituras, notas fiscais e registros de venda, que comprovam a produtividade da área, incluindo mais de 100 mil pés de café, 5 mil pés de pimenta e 500 cabeças de gado.

“Permitir a desapropriação de uma propriedade claramente produtiva, com base em laudos técnicos questionáveis, fomenta conflitos no campo e afronta os direitos individuais”, afirmou a deputada.

Daniela Reinehr disse que é imperativo não usar a desapropriação para fins de reforma agrária como “ferramenta de retaliação ideológica”, violando princípios de razoabilidade e proporcionalidade.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário.

Para entrar em vigor, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Celebração do Dia das Mães garante programação especial nos Centros de Convivência da Família do Governo do Estado
Próximo artigo Cemitérios de Manaus terão estrutura especial para receber milhares de visitantes no Dia das Mães

Mais notícias desta categoria

Subcomissão especial debate política federal de isenções e benefícios fiscais

2 horas atrás

Hugo Motta promete prioridade a medidas para proteger exportadores e defende diplomacia

3 horas atrás

Relator defende possível derrubada de vetos à nova Lei de Licenciamento Ambiental; ouça a entrevista

3 horas atrás

Deputada defende votação de propostas para proteger crianças e adolescentes na internet; ouça a entrevista

3 horas atrás

Comissão aprova regras contra a discriminação de pessoas idosas e com deficiência por planos de saúde

4 horas atrás

Projeto cria fundo para facilitar acesso de pequeno agricultor a energia renovável

5 horas atrás

Cancelado debate sobre a PEC da Segurança Pública nesta terça

6 horas atrás

Motta quer pautar projetos sobre proteção de crianças e adolescentes no meio digital

7 horas atrás

Comissão debate atuação de doulas em política de saúde materna e infantil

8 horas atrás

Mesa Diretora da Câmara encaminha à Corregedoria denúncias contra 14 deputados

3 dias atrás

Mesa Diretora da Câmara vai encaminhar denúncias sobre ocupação do Plenário à Corregedoria

3 dias atrás

Projeto exclui responsabilidade penal de empresa que adota medidas de compliance

3 dias atrás
Comissão debate acordo de compartilhamento de riscos para adoção de novos tratamentos pelo SUS
Inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho é tema de debate na Câmara na próxima semana
Comissão debate PEC da Segurança Pública na próxima terça
Mesa da Câmara vai avaliar representações contra deputados acusados de excessos ao protestar no Plenário
PT, PSB e Psol pedem a suspensão dos mandatos de cinco deputados da oposição
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?