Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que torna obrigatório asilo gratuito em cidade com mais de 100 mil habitantes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que torna obrigatório asilo gratuito em cidade com mais de 100 mil habitantes
Nacional

Comissão aprova projeto que torna obrigatório asilo gratuito em cidade com mais de 100 mil habitantes

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/08/2025 – 16:29  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro, relatora do projeto

A Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga municípios com mais de 100 mil habitantes e o Distrito Federal a instalarem e manterem, ainda que por meio de convênio, pelo menos uma instituição de longa permanência para idosos (Ilpi) de natureza gratuita. A proposta altera o Estatuto da Pessoa Idosa.

O texto aprovado estabelece que a instituição deverá estar inscrita no conselho municipal ou distrital de assistência social e registrada no Cadastro Nacional de Entidades de assistência social para integrar o modelo descentralizado e participativo do Sistema Único de assistência social (Suas), com gestão compartilhada, cofinanciamento e cooperação técnica entre os governos federal, estadual e municipal para sua instalação, operação e manutenção.

Relatora na comissão, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) recomendou a aprovação do Projeto de Lei 215/22, da deputada Ely Santos (Republicanos-SP), acolhendo sugestão de emenda da Coordenação-Geral de Regulação do Acesso e Assuntos Normativos do Suas.

“Recebemos a manifestação da Coordenação-Geral de Regulação do Suas, que destacou que organizações sociais precisam estar inscritas no conselho municipal ou distrital de assistência social e registradas no cadastro nacional para atuar no Suas e receber recursos públicos”, observou a relatora. “Com isso, sugerimos alteração para garantir que as instituições de longa permanência para idosos estejam integradas ao modelo descentralizado e participativo do Suas.”

Ao apresentar o projeto, Ely Santos lembrou que um grupo de trabalho que funcionou em 2021 na comissão detectou a necessidade de atendimento público e gratuito no País. “Sabemos das dificuldades que as pequenas prefeituras atravessam, por isso propus um limite a partir do qual se poderá exigir a instalação de uma Ilpi”, explicou.

Próximas etapas
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus retira veículos abandonados em operação “Sucata” na zona Oeste
Próximo artigo Prefeitura marca presença no 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação e Políticas Públicas

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

8 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de constelação familiar no Judiciário

16 horas atrás

Comissão aprova permissão para tráfego de trator em acostamento de rodovia

16 horas atrás

Comissão aprova acesso facilitado de vítima de violência doméstica a histórico criminal de agressor

16 horas atrás

Nova lei reorganiza a carreira da polícia do Poder Judiciário

17 horas atrás

Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate

20 horas atrás

Nova lei amplia coleta de DNA na identificação criminal

20 horas atrás

Sancionada com vetos lei que reajusta salários de servidores do Judiciário

21 horas atrás

Comissão de Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

21 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

2 dias atrás
Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS
Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis
Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia
Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara
Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?