Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que torna crime o assédio moral praticado no meio militar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que torna crime o assédio moral praticado no meio militar
Nacional

Comissão aprova projeto que torna crime o assédio moral praticado no meio militar

52 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

13/08/2025 – 17:12

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Capitão Alden: “Assédio moral prejudica a saúde mental dos trabalhadores”

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4752/24, que torna crime o assédio moral praticado no contexto militar, envolvendo condutas como depreciação, humilhação ou tratamento rigoroso que prejudique a imagem, o desempenho ou a saúde do militar.

Segundo o texto, pratica assédio moral no meio militar quem atua para depreciar, constranger, humilhar ou degradar, de modo reiterado, outro militar, colocando em risco ou afetando sua saúde física ou psíquica em serviço ou fora dele. A pena prevista é de um a três anos de reclusão.

A proposta altera o Código Penal Militar. O relator, deputado Capitão Alden (PL-BA), recomendou a aprovação do projeto, que foi apresentado à Câmara pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

Capitão Alden observou que o assédio moral prejudica a saúde mental dos trabalhadores, aumentando a incidência de estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares.

“A persistência do problema revela a necessidade de medidas penais específicas, principalmente nas instituições militares e policiais, onde o tema ainda encontra resistência e silenciamento”, disse o relator. “A denúncia de assédio moral nesses ambientes costuma implicar represálias e prejuízos profissionais, o que agrava a subnotificação e a perpetuação do problema.”

O relator disse ainda que, em instituições de segurança ou nas Forças Armadas, o assédio moral apresenta risco ampliado em razão do porte de armas pelos agentes, podendo também comprometer o bom funcionamento de instituições essenciais à ordem pública. “Há registros de casos em que vítimas de assédio reagiram de forma trágica, como o de um policial civil que assassinou um colega em uma delegacia no Ceará em 2023, alegando ter sido humilhado”, afirmou.

Ordens exageradas
O projeto também define como assédio moral situações em que as ordens são exageradas e injustas, como obrigar o militar a fazer atividades mais complicadas do que o necessário ou além do que ele é capaz de realizar, assim como excesso de tarefas, cobranças de metas impossíveis e outras práticas abusivas nas relações de trabalho.

Próximas etapas
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Constituição e justiça e de Cidadania antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Motta defende MP que socorre empresas afetadas pelas tarifas dos EUA
Próximo artigo Uso de inteligência artificial na administração pública já traz benefícios, diz especialista

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova recursos do fundo de segurança pública para combater violência contra crianças

13 minutos atrás

Comissão aprova atendimento de vítima de violência sexual também no IML

27 minutos atrás

Uso de inteligência artificial na administração pública já traz benefícios, diz especialista

38 minutos atrás

Motta defende MP que socorre empresas afetadas pelas tarifas dos EUA

53 minutos atrás

Governo afirma que está buscando ampliar lista de exceções do tarifaço americano

2 horas atrás

Medida provisória libera crédito de R$ 30 bi para empresas prejudicadas pelas tarifas dos EUA

2 horas atrás

Comissão aprova garantia de inviolabilidade de tenda cigana

2 horas atrás

Comissão debate com pescadores medidas que impactam o setor

2 horas atrás

Comissão realiza conferência para ouvir trabalhadoras da Câmara

2 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra idoso ou pessoa com deficiência

3 horas atrás

Comissão aprova passagem grátis ou com desconto para bebês e crianças

3 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para o aliciamento de crianças e adolescentes por meio da internet

3 horas atrás
Comissão aprova indenização por tempo de serviço a servidores comissionados do Senado
Comissão aprova projeto que proíbe agressor de mulher de ser nomeado ou participar de licitação
Comissão aprova acesso de cidadão a informações sobre imóveis públicos
Câmara celebra Dia da Juventude e reforça pauta de oportunidades para jovens; assista
Comissão aprova projeto que disciplina destruição de drogas após prazo legal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?