Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que revisa pensões concedidas a dependentes de PMs e bombeiros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que revisa pensões concedidas a dependentes de PMs e bombeiros
Nacional

Comissão aprova projeto que revisa pensões concedidas a dependentes de PMs e bombeiros

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

21/05/2025 – 10:09  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Coronel Assis recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 240/24, que adota regras de integralidade e paridade para as pensões dos dependentes de policiais e bombeiros militares, desde 2004 até o surgimento de leis estaduais específicas.

O relator, deputado Coronel Assis (UNIÃO-MT), recomendou a aprovação do texto. “Será aberto o caminho para garantir integralidade e a paridade a pensionistas que tiveram os benefícios concedidos entre 1º de janeiro de 2004 e 13 de novembro de 2019”, explica Coronel Assis.

reforma da Previdência
Autor da proposta, o deputado Sargento Portugal (PODE-RJ) argumenta que a última reforma da Previdência Social (Emenda Constitucional 103) revogou a fórmula de cálculo dessas pensões militares (EC 41 e EC 47).

Segundo Sargento Portugal, a situação atual fere o princípio da impessoalidade definido na Constituição. “O projeto busca reduzir a desigualdade existente entre pensionistas, para que possam sobreviver com a mínima dignidade”, analisa.

O projeto não estima o impacto financeiro e orçamentário do eventual aumento das pensões militares nas contas dos estados ou da UNIÃO, que arca com inativos dos ex-territórios (Amapá, Rondônia e Roraima) e da extinta Guanabara.

Mudança nas regras
Até o final de 2003, as pensões correspondiam ao valor do último salário do policial militar (PM) ou bombeiro militar (regra da integralidade), incorporando ainda reajustes iguais aos dos integrantes em atividade nas duas corporações (regra da paridade).

A partir de 2004, a pensão passou a considerar o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se a remuneração do PM ou bombeiro superava o teto, a pensão ganhava ainda 70% do excedente. Já os reajustes seguem os do INSS.

Em 2019, servidores públicos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios ficaram fora daquela reforma da Previdência. Mas, desde então, a Constituição exige que os entes federativos façam a reforma do sistema local, caso exista.

reforma das pensões
Atualmente, parte da legislação sobre as carreiras dos PMs e bombeiros militares é tratada no Decreto-Lei 667/69. Essa norma foi alterada em 2019, quando houve também uma reforma no sistema de pensões dos militares das Forças Armadas.

No caso dos PMs e bombeiros, a Lei 13.954/19 prevê agora que as pensões serão iguais à remuneração dos militares na ativa ou em inatividade (integralidade) e terão os mesmos reajustes (paridade) até que leis estaduais criem outra regra.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto criminaliza ataques contra religiosos nas redes sociais
Próximo artigo Ipaam autua responsável por pá-carregadeira flagrada em descarte irregular de resíduos em Iranduba

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação

38 minutos atrás

Campanha Setembro Amarelo é oficializada em lei

1 hora atrás

Avança na Câmara proposta que classifica oficial de justiça como integrante de carreira típica de Estado

2 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária

2 horas atrás

Congresso Nacional promulga emenda constitucional com novas regras sobre pagamento de precatórios

2 horas atrás

Interesses da sociedade pautarão trabalhos da Comissão da PEC da Segurança, dizem deputados

2 horas atrás

Comissão aprova enquadramento no MEI para 21 categorias de profissionais de eventos

3 horas atrás

Extinção do DPVAT sobrecarrega SUS e deixa vítimas de trânsito desassistidas, dizem debatedores

3 horas atrás

Projeto abre crédito de R$ 62,7 milhões para a Receita Federal em 2025

3 horas atrás

Comissão vai pedir investigação sobre causas do desabamento de aterro sanitário no entorno do DF

3 horas atrás

Projeto abre crédito no Orçamento de 2025 para reformas no Porto de Maceió

3 horas atrás

COP30 prepara “celeiro de soluções” para enfrentamento das mudanças climáticas

3 horas atrás
Comissão aprova isenção de taxas para rádios e TVs públicas da União
Comissão aprova exigência de rotas de fuga acessíveis em prédios de uso coletivo
Comissão aprova estímulo a desconto para produtos perto do vencimento
Comissão debate negativa de incorporação de medicamento para tratamento de síndrome rara
Comissão da Câmara debate papel dos minerais críticos na transição energética
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?