Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que reforça combate ao tráfico e à exploração sexual de crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que reforça combate ao tráfico e à exploração sexual de crianças
Nacional

Comissão aprova projeto que reforça combate ao tráfico e à exploração sexual de crianças

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

11/02/2026 – 14:56  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Deputado Capitão Alden, relator

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4746/25, que reforça o enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes e à prostituição e exploração sexual infanto-juvenil.

O texto reconhece essas práticas como atividades típicas de organizações criminosas e permite a adoção de instrumentos legais proporcionais à gravidade e à complexidade desses delitos.

A proposta, do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), altera a Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/13) para reconhecer expressamente como organização criminosa a associação estruturada voltada aos crimes listados.

O objetivo é dar maior segurança jurídica às investigações e aos procedimentos penais, além de reforçar a compreensão de que tais práticas merecem tratamento penal rigoroso e especializado.

O relator na comissão, deputado Capitão Alden (PL-BA), defendeu a aprovação da medida, argumentando que a legislação atual precisa de atualizações para lidar com a complexidade dessas quadrilhas.

Infiltração
Um dos pontos do projeto é a previsão expressa da infiltração de agentes, inclusive em ambientes virtuais, para investigar organizações voltadas ao tráfico e à exploração sexual infantojuvenil. Para o relator, a medida é fundamental para combater grupos que operam em redes fechadas e meios criptografados.

Embora a infiltração já esteja prevista na Lei das Organizações Criminosas, o objetivo de Bilynskyj é ressaltar a legitimidade e a necessidade do instrumento no contexto dos crimes contra crianças e adolescentes, considerando que muitos aliciadores e intermediadores operam por meio de redes sociais, fóruns fechados e plataformas de comunicação criptografadas.

“A proposta enfrenta, de modo direto e qualificado, a criminalidade organizada voltada a crimes de altíssima gravidade contra crianças e adolescentes”, afirmou Capitão Alden. “A infiltração virtual é uma técnica investigativa especialmente adequada ao modus operandi contemporâneo dessas organizações.”

Proteção
O texto também amplia as medidas de proteção aos agentes infiltrados e seus familiares, como escolta, alteração de identidade, mudança de domicílio e eventual inclusão em programas especiais. A proposta permite que dependentes e parentes do policial recebam proteção judicial caso fiquem expostos a riscos devido à atuação do Estado contra organizações violentas.

O projeto busca ainda aprimorar a cooperação internacional, facilitando o intercâmbio de informações e operações coordenadas com outros países. Segundo o relator, isso fortalece a resposta brasileira contra o caráter transnacional dessas redes criminosas.

Próximos passos
O projeto será analisado agora pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação no Plenário da Câmara. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas anuncia vencedores da Nota Fiscal Amazonense com 46 sorteados e premiação ampliada
Próximo artigo Resgate de cachorro em Manaus pelo Corpo de Bombeiros libera cadela Kira após uma hora

Mais notícias desta categoria

Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje

15 horas atrás

Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes

2 dias atrás

CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga enfermeiros autônomos a emitir nota fiscal eletrônica

6 dias atrás

Deputado diz que bancada mineira pode articular recursos no Orçamento após chuvas em MG; ouça a entrevista

6 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

6 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

6 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

6 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

6 dias atrás

Motta designa Aguinaldo Ribeiro como relator do Redata

6 dias atrás

CPMI vota hoje a quebra dos sigilos bancário e fiscal do filho do presidente Lula

7 dias atrás

Proposta pune quem pega bem alheio para uso temporário

7 dias atrás
Projeto dobra prazo para cobrança de dívidas de R$ 500 mil ou mais
Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética
Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa
Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?