Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que permite organizações sociais no atendimento a pessoas com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que permite organizações sociais no atendimento a pessoas com deficiência
Nacional

Comissão aprova projeto que permite organizações sociais no atendimento a pessoas com deficiência

29 minutos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

07/08/2025 – 11:34

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Bruno Farias: medida poderá ampliar o alcance das políticas públicas

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5924/23, que permite que organizações sociais (OS) atuem no atendimento especializado a pessoas com deficiência.

Atualmente, essas entidades, que prestam serviços públicos em nome do Estado, estão restritas às áreas de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, preservação ambiental, cultura e saúde.

O projeto, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), recebeu parecer favorável do relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG).

Segundo Farias, a proposta fortalece a REDE de apoio a pessoas com deficiência. Dados de 2023 do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população.

“Trata-se de medida que poderá ampliar o alcance das políticas públicas, assegurando serviços de maior qualidade e adequados às necessidades específicas das pessoas com deficiência”, disse Farias.

Aprimoramento
O projeto também busca aprimorar a qualificação e a gestão das organizações sociais, exigindo maior transparência nos contratos com o poder público. Entre outros pontos, ele determina que o processo de qualificação das entidades deve ser público, objetivo e impessoal.

Criadas pela Lei 9.637/98, as organizações sociais prestam serviços em nome do Estado. Para isso, elas recebem uma qualificação prévia, após cumprir requisitos previstos na lei. Pela prestação do serviço, têm direito a uma remuneração pactuada.

Próximos passos
O projeto vai ser analisado ainda, em caráter conclusivo, nas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ).

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista
Próximo artigo Governador Wilson Lima assina convênio que garante R$ 500 mil para realização da 36ª Exposição Agropecuária de Apuí

Mais notícias desta categoria

Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista

34 minutos atrás

Comissão debate futuro de profissionais especializados em técnicas de bronzeamento

4 horas atrás

Motta diz que há limites para protestos e que o respeito à Mesa é inegociável

13 horas atrás

Ministro da Saúde defende medida provisória que aumenta acesso da população a médicos especialistas

15 horas atrás

Especialistas defendem regulamentação da publicidade sobre sustentabilidade ambiental

16 horas atrás

Colégio de Líderes decide realizar sessão do Plenário nesta noite

16 horas atrás

Sessão do Plenário da Câmara será realizada a partir das 20h30

16 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça quer ouvir Zambelli antes de votar parecer sobre a perda de mandato

17 horas atrás

Apesar da crise de hospedagem, governo mantém Belém como sede da COP 30 e cobra implementação de acordos climáticos

17 horas atrás

Especialista do Banco Central afirma que o Brasil tem condições de liderar revolução da IA

17 horas atrás

Observatório da Mulher lança curso on-line sobre violência política nos meios digitais

17 horas atrás

Projeto autoriza presos a prestar serviço em abrigos de proteção a animais

18 horas atrás

Para debatedores, inteligência artificial pode ajudar idosos a cuidar da saúde

Comissão aprova dedução de gastos com órteses e tecnologia assistiva

Comissão aprova ampliação de cuidado integral às pessoas autistas adultas e idosas

Cancelado debate com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Comissão aprova projeto que estimula empreendedorismo de pessoas idosas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?