Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer dados sobre celulares roubados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer dados sobre celulares roubados
Nacional

Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer dados sobre celulares roubados

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/11/2025 – 17:45  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Deputado Alberto Fraga, relator

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia móvel a fornecer à polícia dados sobre celular objeto de furto, roubo, latrocínio (roubo seguido de morte) ou extravio e que não tenha sido bloqueado.

Pelo texto, o número da linha associado ao Imei (número de identificação único e global) do aparelho deverá ser fornecido pela operadora logo após pedido fundamentado da autoridade policial. O objetivo é saber se o celular furtado ou roubado está habilitado com outro número.

O Imei (sigla em inglês de Identidade Internacional de Equipamento Móvel) é um número de 15 a 17 dígitos que identifica cada aparelho celular.

A proposta, no entanto, estabelece que a geolocalização (em tempo real ou histórica) ou quaisquer dados que permitam inferir deslocamentos, hábitos ou redes de relacionamento só poderão ser fornecidos mediante ordem judicial específica.

As operadoras de telefonia móvel serão ainda responsáveis por:
• bloquear o Imei dos celulares a pedido da autoridade policial;
• colaborar com essas autoridades na identificação e localização dos aparelhos; e
• manter registros atualizados de celulares bloqueados, compartilhando essas informações com os órgãos competentes.

Por recomendação do relator, deputado Alberto Fraga (PL-DF), foi aprovado o parecer adotado pela Comissão de Comunicação, com alterações, ao Projeto de Lei 1239/24, do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI).

Uma das mudanças foi para estabelecer punições administrativas de advertência e de multa, sem prejuízo das sanções de natureza civil e penal, para operadoras que descumprirem as regras. Nesse ponto, a violação das normas é equiparada à obstrução à justiça (especialmente em casos de organização criminosa). 

“É necessário deixar clara a divisão de responsabilidades entre o poder público e as empresas privadas, bem como a possibilidade de penalidades administrativas e penais no âmbito da aplicação da lei”, reforçou o relator.

O texto também proíbe que os dados fornecidos sejam usados para elaboração de perfis comportamentais ou para inferir sobre hábitos, deslocamentos e relacionamentos do cliente.

Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS
Próximo artigo ‘Plano de Verão’ da prefeitura alcança mais uma via do São José

Mais notícias desta categoria

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

17 horas atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

18 horas atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

19 horas atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

20 horas atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

21 horas atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

22 horas atrás

Projeto estabelece horário para cumprimento de mandados de busca e apreensão

22 horas atrás

Deputado defende proibição de armas para pessoas sob medida protetiva; veja a entrevista

22 horas atrás

Comissão debate inclusão de hidrovias da Amazônia no Programa Nacional de Desestatização

1 dia atrás

Deputado defende que governo aproveite bens de alto valor apreendidos do garimpo ilegal; assista

1 dia atrás

Projeto aumenta punição para motorista que coloca em risco a segurança das pessoas

1 dia atrás

Projeto permite prisão preventiva em caso de violência doméstica sem medida protetiva prévia

1 dia atrás
Blogs usam imagem de Paula Litaiff na COP-30 ao lado de investigada, e jornalista fala em tentativa de intimidação
Proposta aumenta penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo
Projeto permite rescindir sentença baseada em lei inexistente
Projeto cria política de assistência jurídica obrigatória para vítimas vulneráveis
Projeto limita execução extrajudicial e protege imóvel produtivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?