Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer à polícia dados sobre celulares irregulares
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer à polícia dados sobre celulares irregulares
Nacional

Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer à polícia dados sobre celulares irregulares

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/08/2025 – 19:27  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Ossesio Silva: mudanças adaptam o texto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia móvel a fornecer à polícia dados sobre celular objeto de furto, roubo, latrocínio (roubo seguido de morte) ou extravio e que não tenha sido bloqueado.

Pelo texto, o número da linha associado ao Imei (número de identificação único e global) do aparelho deverá ser fornecido pela operadora logo após pedido fundamentado da autoridade policial. O objetivo é saber se o celular furtado ou roubado está habilitado com outro número. O Imei (sigla em inglês de Identidade Internacional de Equipamento Móvel) é um número de 15 a 17 dígitos que identifica cada aparelho celular.

A proposta estabelece, no entanto, que informações de geolocalização do aparelho, que permitem localizá-lo em tempo real, só sejam fornecidas por meio de decisão judicial.

As operadoras de telefonia móvel serão ainda responsáveis por:
• bloquear o Imei dos celulares a pedido da autoridade policial;
• colaborar com essas autoridades na identificação e localização dos aparelhos; e
• manter registros atualizados de celulares bloqueados, compartilhando essas informações com os órgãos competentes.

Relator, o deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE) recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1239/24, do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), e do apensado (PL 1388/24) na forma de um substitutivo. Segundo ele, o NOVO texto, entre outros pontos, adapta as propostas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Estratégia nacional
A ideia principal, mantida no texto aprovado, é criar a Estratégia Nacional de Recuperação de Celulares Roubados, prevendo:

  • um banco de dados nacional para que as autoridades possam registrar e compartilhar as informações;
  • procedimentos comuns para bloquear e rastrear celulares; e
  • o uso de tecnologias de segurança e proteção de dados.

“A nova versão mantém o fornecimento de dados cadastrais diretamente para a polícia, mas o acesso a informações de geolocalização só PODE ocorrer com autorização judicial”, explica o relator.

O substitutivo prevê que prazos e procedimentos para a execução das ações serão definidos em regulamento. O texto original previa prazo de 36 horas para que as operadoras fornecessem todas as informações, incluindo as de geolocalização.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Obras de recapeamento da Prefeitura devolvem segurança e mobilidade ao Centro de Manaus
Próximo artigo Comissão aprova proposta de isenção do Imposto de Renda a idoso com comorbidade

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que cria diretorias na OAB

7 horas atrás

Câmara aprova MP que estrutura a Agência Nacional de Proteção de Dados

7 horas atrás

“O Brasil está maduro para enfrentar a escala 6×1”, diz Motta

8 horas atrás

Nova composição do Conselho de Comunicação é instalada e elege presidência

10 horas atrás

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

11 horas atrás

Projeto proíbe taxa mínima de água por unidade em condomínios sem medição individual

11 horas atrás

Projeto cria normas para tratamento da doença de Crohn no SUS e facilita acesso a benefícios previdenciários

12 horas atrás

Publicada lei que destina R$ 83,5 milhões para sanidade agropecuária

13 horas atrás

Projeto limita prisão preventiva de réu primário a flagrante delito

13 horas atrás

Projeto assegura igualdade para militares antigos preteridos em promoções

13 horas atrás

Representação Brasileira no Parlasul analisa acordo entre União Europeia e Mercosul nesta terça-feira

14 horas atrás

Projeto cria “Escola 4.0” para o ensino técnico

14 horas atrás
Comissão que analisa medida provisória do seguro-defeso define plano de trabalho
Projeto obriga SUS a oferecer suporte contínuo à saúde de pessoa trans após cirurgia de redesignação sexual
Conselho de Comunicação Social do Congresso elege presidente e vice nesta segunda-feira
Projeto agrava pena em caso de crime cometido por motorista de transporte privado
Projeto obriga operadoras a enviarem alerta de pessoas desaparecidas por SMS
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?