Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que obriga condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que obriga condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão
Nacional

Comissão aprova projeto que obriga condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão

3 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

25/08/2025 – 18:24  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Toninho Wandscheer, relator do projeto

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga condomínios residenciais e comerciais com mais de 20 unidades autônomas a oferecer anualmente curso de capacitação sobre inclusão e acessibilidade para síndicos, administradores e condôminos interessados.

Pelo texto, os cursos deverão ser ministrados por profissionais especializados em inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência e abordar a Lei Brasileira de Inclusão e temas relacionados à acessibilidade física, sensorial e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Relator, o deputado Toninho Wandscheer (PP-PR) recomendou a aprovação das medidas, previstas no Projeto de Lei 5449/23, do deputado Junior Lourenço (PL-MA), mas propôs um substitutivo. Entre outras alterações, o NOVO texto passa a prever a obrigatoriedade apenas para condomínios com mais de 20 unidades.

Condomínios com menos de 20 unidades também ficam obrigados a ofertar os cursos quando houver pessoa com TEA como morador, funcionário, prestador de serviço ou cliente.

“Inclusão e acessibilidade são direitos de todos. Por isso, condomínios residenciais e comerciais têm papel importante na promoção desses valores. É essencial que condôminos e síndicos conheçam a legislação e as regras de acessibilidade física e sensorial”, pontua o relator.

Por fim, o texto estabelece que os cursos deverão ser oferecidos com acessibilidade, incluindo recursos como intérpretes de Libras e materiais adaptados. Síndicos ou administradores devem guardar comprovantes da realização dos cursos, que podem ser exigidos em fiscalizações. O descumprimento da lei poderá resultar em advertência e multas em caso de repetição.

Próximas etapas
O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional
Próximo artigo Comissão aprova projeto para equiparar aquicultor a produtor rural

Mais notícias desta categoria

Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica

1 hora atrás

Comissão aprova proteção pessoal e escolta a agentes de segurança pública

2 horas atrás

Comissão aprova regras para uso de escritórios compartilhados

3 horas atrás

Comissão aprova definição de notório saber jurídico e outros requisitos para cargos

3 horas atrás

Comissão debate desocupação de área rural em município goiano

4 horas atrás

Lei define novas normas para compra de equipamentos do SUS

5 horas atrás

Dívidas de servidores públicos é tema de debate na Câmara; assista

5 horas atrás

Empresários pedem correção da tabela do Simples Nacional; assista

5 horas atrás

Comissão aprova reparação por discriminação ou racismo contra consumidores

5 horas atrás

Qualidade de suplementos alimentares é tema de novo debate na Câmara

6 horas atrás

Comissão especial sobre PEC da Segurança Pública debate economia do crime organizado

6 horas atrás

Comissão da Câmara discute combate ao garimpo ilegal e denúncias de abusos em Roraima

6 horas atrás
Comissão debate pagamentos fora do teto no serviço público
Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia
Coordenadora de grupo de trabalho quer votar em outubro projetos sobre proteção de crianças em ambiente digital
Especialistas voltam a defender flexibilização e soberania no uso da IA no Brasil
Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?