Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que muda o cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que muda o cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas
Nacional

Comissão aprova projeto que muda o cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

25/04/2025 – 08:28  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Rodolfo Nogueira recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1284/19, do Senado, que altera as regras para definir preços mínimos de produtos agrícolas.

O relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), recomendou a aprovação da proposta. “A fixação de preços mínimos adequados é essencial para assegurar a sustentabilidade econômica dos produtores rurais”, defendeu o relator.

O texto aprovado determina que os preços mínimos de produtos agrícolas deverão ser definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em valores não inferiores ao custo operacional de produção.

Esse custo operacional levará em conta a soma dos custos de produção com o custo da depreciação anual de máquinas, equipamentos e benfeitorias, segundo critérios definidos pela Receita Federal.

Como é hoje
Atualmente, o Decreto-Lei 79/66 determina que os preços mínimos são definidos pelo CMN considerando os diversos fatores que influenciam as cotações nos mercados interno e externo e, também, com base nos custos de produção.

Para o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), autor da proposta, a mudança ajudará a incorporar os custos de produção, em especial a depreciação de máquinas usadas. “O mérito é atingir, principalmente, a agricultura familiar”, disse Heinze.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara sem alterações.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reajuste salarial das Forças de Segurança Pública será pago até 5 de maio, após aprovação de Projetos de Lei na Aleam
Próximo artigo Comissão aprova projeto que inclui dois novos serviços na Lei da Assistência Social

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que obriga planos de saúde a fornecerem carteiras físicas para usuários

1 hora atrás

Comissão aprova inclusão da violência religiosa entre os tipos de violência psicológica contra a mulher

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza médico a notificar casos de câncer

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê, em programa habitacional, apoio a ações sobre cuidados com animais

2 horas atrás

Comissão de Segurança discute combate à pedofilia digital no Brasil

2 horas atrás

Comissão aprova reforço no sigilo de dados de mulheres vítimas de violência doméstica

3 horas atrás

Governo libera R$ 12 bilhões em crédito para produtores rurais afetados pelo clima

3 horas atrás

Comissão aprova mudanças no Fies para beneficiar estudantes de baixa renda

5 horas atrás

Regulamentação da inteligência artificial é discutida em audiência pública; assista

5 horas atrás

Comissão aprova pensão para mãe de refugiado congolês assassinado no Rio de Janeiro

6 horas atrás

Comissão aprova prioridade em serviços públicos para mães e cuidadores de pessoa com deficiência ou autismo

19 horas atrás

Câmara aprova projeto que autoriza a criação da Fundação Caixa

21 horas atrás
Estudo mostra que emendas parlamentares somam mais de R$ 11 bilhões em estados e capitais
Comissão aprova projeto que cria Livro Nacional do Mérito na Segurança Pública
Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente ao produtor
Comissão aprova projeto que assegura atendimento a pessoas com deficiências ocultas
Comissão aprova projeto que proíbe discriminação por qualquer motivo contra pessoas do espectro autista
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?