Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso
Nacional

Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso

3 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

19/01/2026 – 17:43

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Zé Silva, relator

A Comissão de defesa dos direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 1582/24, que inclui o turismo como temática da proposta orçamentária direcionada aos idosos.

O texto altera a Lei 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, para determinar que o Ministério do turismo elabore proposta orçamentária para financiar programas nacionais compatíveis com essa política.

Atualmente, a lei obriga os ministérios das áreas de saúde, educação, trabalho, previdência social, cultura, esporte e lazer a elaborarem propostas orçamentárias voltadas aos idosos. Com a mudança, o turismo passará a integrar essa lista.

O autor do projeto, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), ressalta que o turismo na terceira idade possui importância significativa tanto para os idosos quanto para a sociedade em geral. Segundo ele, viajar PODE ser uma ótima maneira de manter a mente e o corpo saudáveis. “Aprender sobre novos lugares, culturas e tradições desafia o cérebro e PODE ajudar a manter a cognição afiada, o que é especialmente importante nessa fase da vida”, disse.

Para o relator, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), a mudança ajudará o Ministério do turismo a planejar melhor a política nacional de turismo voltada para as pessoas idosas. “Ainda que nem todas as pessoas da terceira idade tenham condições financeiras de arcar com os custos de uma viagem, a elaboração de uma política pública representará o início da mudança de postura estatal sobre o tema que trará benefícios sociais, culturais e psicológicos”, afirmou.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em 2021, citado por Maia, mostrou que a proporção de pessoas com mais de 65 anos no Brasil PODE saltar para 40% da população em 2100. Segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), atualmente 15,6% da população tem mais de 60 anos.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado na Câmara e no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova fornecimento de remédios para pessoas com autismo no SUS
Próximo artigo Comissão aprova criação de fundos municipais de defesa civil

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação de fundos municipais de defesa civil

2 minutos atrás

Comissão aprova fornecimento de remédios para pessoas com autismo no SUS

4 minutos atrás

Comissão aprova oferta de diálise peritoneal no SUS para pacientes renais crônicos

4 minutos atrás

Comissão aprova criação de programa no SUS para proteger saúde cerebral de bebês

5 minutos atrás

Comissão aprova obrigatoriedade de álcool em gel e cartazes sobre higiene em hospitais

5 minutos atrás

Comissão aprova reduzir carga horária de agente de saúde para 30 horas semanais

5 minutos atrás

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

1 hora atrás

Comissão aprova interdição administrativa de imóveis usados para crimes

1 hora atrás

Comissão aprova dedução no Imposto de Renda para despesas de profissionais da segurança pública

1 hora atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

3 horas atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

3 horas atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

3 horas atrás
Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural
Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS
Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência
Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?