Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que garante segurança a conselheiros tutelares
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que garante segurança a conselheiros tutelares
Nacional

Comissão aprova projeto que garante segurança a conselheiros tutelares

4 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

12/12/2025 – 18:35  

Michel de Jesus / Câmara dos Deputados

Laura Carneiro: muitos conselheiros são alvos de intimidações

A Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 749/25, que busca reforçar a proteção dos integrantes do Conselho Tutelar em todo o país.

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para incluir a determinação de que os estados e o Distrito Federal devem adotar as providências necessárias para garantir a segurança dos conselheiros no exercício de suas funções, seguindo as diretrizes da legislação estadual.

O texto, do deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), foi aprovado por recomendação da relatora na comissão, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

A relatora observou que o cumprimento da missão dos conselheiros tutelares tem sido comprometido pela exposição a riscos. “É público e notório que muitos conselheiros são alvos de intimidações, agressões verbais e até físicas, especialmente em casos que envolvem abusos, negligência e situações de vulnerabilidade extrema”, afirmou a relatora.

Na opinião de Laura Carneiro, tais circunstâncias “colocam em risco não apenas a integridade física e emocional desses agentes públicos, mas também a efetividade das políticas de proteção às crianças e adolescentes.”

O Conselho Tutelar, criado em 1990, é um órgão autônomo e permanente encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros têm a responsabilidade de investigar todo tipo de abuso contra crianças e adolescentes e garantir a aplicação das medidas protetivas adequadas.

Próximos passos
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Itinerários de ônibus em Manaus serão alterados temporariamente por corrida na Constantino Nery
Próximo artigo Mobilização em Manaus por justiça fiscal busca mudar o pacto federativo e critérios do FPM

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

1 dia atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

1 dia atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

1 dia atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

1 dia atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

1 dia atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

1 dia atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

1 dia atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

1 dia atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

2 dias atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério

2 dias atrás

Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses

2 dias atrás
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Comissão aprova regras mais duras para crimes graves, incluindo restrição a benefícios
Comissão aprova programa para combater cyberbullying contra pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?