Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que facilita permissão para construção de barragens para irrigação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que facilita permissão para construção de barragens para irrigação
Nacional

Comissão aprova projeto que facilita permissão para construção de barragens para irrigação

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/12/2025 – 19:03  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Zucco, relator da proposta na Comissão

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que classifica como de utilidade pública as obras de construção de barragens para irrigação, represas e todos os sistemas de captação de água vinculados a atividades agrossilvipastoris (prática que combina florestas com agricultura e pecuária).

O projeto altera a Lei da Mata Atlântica, que trata da utilização e proteção do bioma; a lei que instituiu a Política Nacional de Irrigação; e o Código Florestal. Atualmente, a Política Nacional de Irrigação já trata do tema: para ser classificada como de utilidade pública, a obra depende da declaração formal do poder público federal de que elas são essenciais para o desenvolvimento social e econômico. O projeto em questão retira essa exigência.

Na prática, o projeto permite a ampliação dos casos em que até mesmo a vegetação primária na Mata Atlântica poderia ser cortada para represar rios ou desviar recursos hídricos para uso em agricultura, pecuária ou silvicultura.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Zucco (PL-RS) ao Projeto de Lei 1765/22, do deputado Diego Andrade (PSD-MG). A alteração feita pelo relator foi deixar a questão expressa também no Código Florestal.

Segundo Zucco, negar a utilidade pública de uma barragem para irrigação é querer prejudicar o setor rural brasileiro com base em argumentos que fogem à realidade e desconsideram a importância do setor para o sustento alimentar e econômico da nação. “Não há dúvidas de que a produção de alimentos e a adequada gestão de nossos recursos hídricos são de interesse público. E não há dúvidas de que a água representa fonte de vida, sendo essencial a nós e à nossa agricultura”, afirmou.

Próximos passos
Já aprovado pela Comissão de Minas e Energia, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania e depois pelo Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus lança Escola de Transporte Inclusivo para capacitar motoristas e cobradores em 2026
Próximo artigo Davi Alcolumbre confirma a votação da LDO nesta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Projeto cria Fundo para Acolhimento de Animais para financiar abrigos

2 dias atrás

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

2 dias atrás

Projeto dispensa audiência de custódia em caso de maus-tratos a animais

2 dias atrás

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

2 dias atrás

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

2 dias atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

2 dias atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

2 dias atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

2 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

2 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

2 dias atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

2 dias atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

2 dias atrás
Projeto obriga emissoras de rádio e televisão a divulgarem agenda de votações da Câmara
Deputadas integram comitê para monitorar Pacto Nacional contra o Feminicídio; assista
Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais
Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?