Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo
Nacional

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

19/01/2026 – 12:56  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Nogueira: trata-se de uma resposta proporcional à gravidade dos crimes no campo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 467/25, que institui um programa nacional de proteção ao agronegócio e às comunidades rurais. O objetivo é fortalecer a segurança no campo e coibir crimes como furto de gado e invasões de propriedades.

Conforme a proposta, do deputado Thiago Flores (Republicanos-RO), o programa será executado no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) por meio de diversas ações estratégicas. Entre elas:

  • articulação e integração das forças de segurança estaduais e federais;
  • ampliação da presença da Força Nacional de Segurança Pública em áreas rurais;
  • desenvolvimento de sistemas de monitoramento e inteligência para prevenção de crimes; e
  • capacitação de agentes das polícias militares e civis para atuação no combate aos crimes rurais.

Pesquisa
O programa também prevê o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança rural, oferecendo apoio técnico e financiamento para a implementação de sistemas de vigilância, incluindo o uso de drones, câmeras e cercas inteligentes em propriedades rurais.

Financiamento
Para o financiamento, o texto estabelece que serão utilizados recursos do Orçamento da UNIÃO aplicados no Susp, parcerias público-privadas e linhas de crédito específicas para pequenos e médios produtores destinadas à compra de equipamentos de segurança.

Parecer favorável
O relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), recomendou a aprovação do projeto. Ele afirmou que o programa representa uma política de Estado voltada à proteção dos produtores rurais.

“Trata-se de uma resposta proporcional à gravidade dos crimes no campo, onde o impacto econômico e social das ações criminosas é elevado, e o dano muitas vezes recai sobre o sustento de famílias inteiras”, disse.

Mudanças na legislação
Além da criação do programa, o projeto propõe alterações em duas leis federais:

  • no Estatuto do Desarmamento, dispensa residentes de zonas rurais da comprovação de efetiva necessidade para aquisição ou porte de arma de fogo. A proposta também inclui a redução do custo das taxas federais, a priorização na análise de processos e a ampliação do limite de aquisição de armamentos e munições para defesa e segurança de propriedades rurais;
  • no Código Penal, o texto aumenta de 1/3 até o dobro as penas para os crimes contra o patrimônio cometidos em zona rural, equiparando-os aos crimes praticados contra instituições financeiras e prestadores de serviço de segurança privada.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário da Câmara.

Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Chuvas em Manaus geram 17 chamadas à Defesa Civil e registros de deslizamentos e alagamentos em três zonas da cidade
Próximo artigo Nova sede do Implurb amplia vagas de estacionamento e melhora acessibilidade no Parque Mosaico

Mais notícias desta categoria

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

12 horas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

1 dia atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

2 dias atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

3 dias atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

4 dias atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

5 dias atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

5 dias atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

1 semana atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

1 semana atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

2 semanas atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

2 semanas atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

2 semanas atrás
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?