Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que cria cadastro de voluntários para ações de apoio em desastres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que cria cadastro de voluntários para ações de apoio em desastres
Nacional

Comissão aprova projeto que cria cadastro de voluntários para ações de apoio em desastres

4 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

18/08/2025 – 17:11  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Daniel Agrobom, relator da proposta

A Comissão de Integração Nacional e desenvolvimento regional da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria cadastro de voluntários para ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) em caso de desastres.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), para o Projeto de Lei 1817/24, do deputado Afonso Hamm (PP-RS), e outras três propostas que são analisadas em conjunto. A versão original do projeto criava um programa nacional de voluntários.

“A Lei 9.608/88, que trata do serviço voluntário, e o Decreto 9.906/19, sobre o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, podem ser aplicados à defesa civil, não sendo necessário um programa específico”, explicou Daniel Agrobom.

Competência municipal
Além disso, segundo o relator, a Lei 12.608/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, hoje determina que cabe aos municípios estimular a participação de entidades e voluntários no apoio a ações da defesa civil.

Assim, o substitutivo altera a Lei 12.608/12 para prever que os municípios, com apoio da UNIÃO e dos estados, deverão criar e manter cadastro de voluntários, composto por pessoas e empresas, para o eventual apoio às ações do Sinpdec.

Pela proposta aprovada, os governos dos diferentes entes federativos deverão ainda apresentar relatórios anuais com as informações sobre esses cadastros de voluntários, as ações executadas e o número de pessoas atendidas.

“A ideia é promover uma cultura de Solidariedade e apoio mútuo, essencial para a recuperação imediata e na construção, a longo prazo, de uma sociedade unida e resiliente”, disse o deputado Afonso Hamm, autor da versão original.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova política de combate à sífilis congênita
Próximo artigo Motta recebe presidente do Equador e defende colaboração no combate ao crime organizado

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

22 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de constelação familiar no Judiciário

1 dia atrás

Comissão aprova permissão para tráfego de trator em acostamento de rodovia

1 dia atrás

Comissão aprova acesso facilitado de vítima de violência doméstica a histórico criminal de agressor

1 dia atrás

Nova lei reorganiza a carreira da polícia do Poder Judiciário

1 dia atrás

Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate

1 dia atrás

Nova lei amplia coleta de DNA na identificação criminal

1 dia atrás

Sancionada com vetos lei que reajusta salários de servidores do Judiciário

1 dia atrás

Comissão de Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

2 dias atrás
Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS
Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis
Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia
Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara
Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?