Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que condiciona desapropriação para reforma agrária à existência de infraestrutura mínima
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que condiciona desapropriação para reforma agrária à existência de infraestrutura mínima
Nacional

Comissão aprova projeto que condiciona desapropriação para reforma agrária à existência de infraestrutura mínima

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

22/08/2025 – 18:59  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Thiago Flores: medida irá racionalizar o programa nacional de reforma agrária

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4564/24, que condiciona novas desapropriações pelo programa de reforma agrária à existência de uma infraestrutura mínima nos assentamentos, conforme definido em regulamento do governo federal. A regra vale a partir de 2026.

O texto, do deputado José Medeiros (PL-MT), detalha como infraestrutura mínima, pelo menos: energia elétrica, água, saneamento básico e coleta de lixo. A proposta regulamenta a Lei da Reforma Agrária.

Pelo projeto, o governo federal deverá disponibilizar na internet uma lista da infraestrutura dos assentamentos e a porcentagem das unidades beneficiadas pelos serviços.

Segundo o relator, deputado Thiago Flores (Republicanos-RO), muitas vezes, os gestores se preocupam mais em desapropriar novas áreas do que em fazer com que os assentamentos já existentes se tornem devidamente produtivos. “Enquanto isso, milhares de assentados vivem em condições indignas, em áreas sem qualquer infraestrutura e, até mesmo, em barracos de lonas.

Flores afirmou que a medida irá racionalizar o programa nacional de reforma agrária.

O relator incluiu mudança para garantir o fornecimento de serviços essenciais, como água e luz, aos assentamentos, mesmo em caso de controversa judicial sobre a propriedade da área rural. “Eventual decisão judicial será cumprida a seu tempo, não cabendo aos trabalhadores rurais suportarem a mora do Judiciário e arcarem com eventual equívoco do Executivo ao criar o assentamento em área que não lhe pertencia”, disse Flores.

Próximas etapas
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que proíbe tarifa extra por tráfego intensivo de dados na internet
Próximo artigo Hemoam envia 4.800 bolsas de plasma para a produção de medicamentos na Suíça

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Febre Oropouche

3 dias atrás

Câmara Homenageia Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

3 dias atrás

Motta critica governo por ‘falsas narrativas’ em relação ao marco legal do combate ao crime organizado

3 dias atrás

Comissão especial debate desafios federativos na segurança pública

3 dias atrás

Comissão aprova programa de incentivo ao esporte educacional

3 dias atrás

Comissão do Esporte aprova incentivo ao futebol feminino

3 dias atrás

Comissão especial vota parecer sobre criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial

3 dias atrás

Deputados esperam ampliar apoio a projetos de lei sobre mudanças do clima após a COP30

3 dias atrás

Comissão debate direitos e desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que restringe acareações em crimes cometidos com violência contra a mulher

3 dias atrás

Comissão aprova CEP rural para facilitar localização de propriedades no campo

3 dias atrás

Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças

4 dias atrás
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrante de organização criminosa
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas
Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado
Câmara conclui votação do projeto de combate ao crime organizado
Motta diz que aprovação de projeto antifacção é resposta dura contra o crime organizado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?