Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto assegurando a crianças e adolescentes acesso a programas de saúde mental no SUS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto assegurando a crianças e adolescentes acesso a programas de saúde mental no SUS
Nacional

Comissão aprova projeto assegurando a crianças e adolescentes acesso a programas de saúde mental no SUS

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

22/07/2025 – 14:00  

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputado Osmar Terra, relator 

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 9 de julho, o Projeto de Lei 4928/23, da senadora Damares Alves (DF), que assegura a crianças e adolescentes acesso a programas de saúde mental do Sistema Único de saúde (SUS). O texto inclui a medida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já aprovado pelo Senado Federal, o texto recebeu parecer favorável do relator, deputado Osmar Terra (MDB-RS). Para ele, “a saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil é uma preocupação crítica de saúde pública que demanda uma atuação assertiva do Legislativo e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes”.

O parlamentar citou dados recentes do Ministério da saúde que revelam um cenário alarmante na população jovem: em 2021, o suicídio foi a terceira maior causa de mortalidade para a faixa etária de 15 a 19 anos e a quarta para a de 20 a 29 anos.

“De 2010 a 2021, as taxas de mortalidade por suicídio no Brasil, na população geral, apresentaram um crescimento de 42%, com uma acentuação da tendência de aumento após o início da pandemia de Covid-19”, apontou Osmar Terra. 

Atenção psicossocial
De acordo com o texto aprovado, os programas de saúde mental para essa faixa etária promoverão atenção psicossocial básica e especializada, atendimento de urgência e emergência, e atenção hospitalar.

Os profissionais que atuam na prevenção e no tratamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes receberão formação específica e permanente para detecção de sinais de risco e o acompanhamento necessário. 

O projeto assegura ainda a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que estejam em tratamento de saúde mental, acesso a todos os recursos terapêuticos, de forma gratuita ou subsidiada, conforme suas necessidades específicas e linhas de cuidado.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Exposição de artistas com deficiência visual no Carrossel du Louvre
Próximo artigo 6º simulado Pró-Saeb com mais de 35 mil estudantes

Mais notícias desta categoria

Proposta regulamenta regras para a verificação da idade mínima exigida dos candidatos

1 hora atrás

Comissão de Turismo aprova criação do Disque-Turista

1 hora atrás

Hugo Motta destaca ações implementadas para modernizar a Câmara e aproximar o cidadão

2 horas atrás

Debatedores ressaltam que Plano Brasil Soberano ajuda o país a abrir novos mercados

3 horas atrás

Projeto de lei assegura assistência jurídica a policial acusado

4 horas atrás

Projeto aprovado tributa lucros e dividendos acima de R$ 50 mil mensais

12 horas atrás

Isenção do Imposto de Renda será alívio direto no bolso de milhões de trabalhadores, diz Motta

13 horas atrás

Câmara aprova projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês

13 horas atrás

Motta pede apoio do Itamaraty a brasileiros capturados em flotilha rumo a Gaza

14 horas atrás

Lei dá prioridade a áreas de desastres para receber alimentos

15 horas atrás

Macaé Evaristo defende criação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos

15 horas atrás

Participantes de debate listam avanços e desafios para a representação feminina na política brasileira

16 horas atrás
Especialistas defendem fim de perfis para crianças e adolescentes em plataformas digitais
Motta anuncia votação de urgência para projeto que torna falsificação de bebidas crime hediondo
Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de João Pessoa criam primeira Rede Legislativa Metropolitana de TV
Mauro Vieira defende plano de Trump para Gaza e responde a críticas sobre política externa na Câmara
Projeto prevê subsídio para quem teve imóvel do Minha Casa, Minha Vida afetado por desastre
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?