Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova programa nacional para vacinar idosos e pessoas com deficiência em casa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova programa nacional para vacinar idosos e pessoas com deficiência em casa
Nacional

Comissão aprova programa nacional para vacinar idosos e pessoas com deficiência em casa

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

23/06/2025 – 12:54  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Geraldo Resende recomendou a aprovação de uma nova versão do texto

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria, no Sistema Único de saúde (SUS), o programa “Vacina em Casa” para oferecer vacinação domiciliar a pessoas idosas ou com deficiência que tenham dificuldade de locomoção. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reduzir riscos de exposição a doenças transmissíveis.

A proposta foi inspirada no programa “Vacinação em Casa”, do Distrito Federal, considerado referência nesse tipo de serviço. Em 2023, o programa distrital atendeu 70 mil residências, alcançando públicos que, de outra forma, poderiam ter sido excluídos das campanhas de imunização.

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), ao o Projeto de Lei 4663/24, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Resende menciona que a pandemia de Covid-19 demonstrou a utilidade do serviço de vacinação domiciliar para imunizar populações de risco, inclusive pessoas idosas, evitando deslocamentos desnecessários e protegendo vidas.

“A vacinação em casa também representa uma economia de tempo e recursos para os beneficiários e seus familiares, especialmente para aqueles que precisam organizar transporte especializado ou dispõem de rotina limitada para se deslocar até os postos de saúde”, sustentou.

Pela proposta, caberá a estados, Distrito Federal e municípios organizar equipes e capacitar profissionais de saúde para atender essas pessoas em domicílio.

O texto aprovado determina os seguintes deveres aos entes federados:

– identificar e cadastrar o endereço das pessoas idosas e aquelas com deficiência, que tenham dificuldade de locomoção, e que serão priorizadas pelos serviços de vacinação domiciliar;
– organizar e ampliar o número de equipes de saúde para a realização da vacinação nos domicílios dessas pessoas, garantindo a capacitação adequada dos profissionais envolvidos;
– divulgar  o programa, informando a população sobre os critérios de elegibilidade e os procedimentos para acesso ao serviço;
– inserir nos seus orçamentos a previsão financeira das despesas necessárias para a implantação do programa.

Pela proposta, o programa será financiado por orçamento próprio que poderá ser complementado com recursos da UNIÃO.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de defesa dos direitos da Pessoa Idosa; da saúde; de Finanças e tributação; e de  Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova isenção de encargos da União para comunidades tradicionais
Próximo artigo Comissão aprova projeto que susta regras sobre reavaliação psicológica e uso de armas por policiais

Mais notícias desta categoria

Polícias Civil e Militar pedem mais recursos e mudanças legais para combater o crime organizado

1 hora atrás

Projeto garante estabilidade a comissões provisórias de partidos antes das eleições

1 hora atrás

Comissão aprova regras para responsabilizar clubes por atos de torcidas organizadas

2 horas atrás

Pix: governo e entidades propõem medidas para evitar golpes ao consumidor

2 horas atrás

Comissão aprova proposta que permite confisco de dinheiro do crime incorporado a empresas

2 horas atrás

Presidente da Comissão de Relações Exteriores critica terceira ausência de Lewandowski em debate

3 horas atrás

Manejo do Fogo: governo detalha na Câmara nova política focada em prevenção

3 horas atrás

Câmara instala comissão que vai analisar PEC sobre recursos do Fundo de Participação dos Municípios

3 horas atrás

Frente parlamentar realiza Congresso Internacional de Óptica e Optometria

3 horas atrás

Projeto reabre adesão a programa de renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas

4 horas atrás

Conselho de Ética adia análise de novos processos contra deputados

4 horas atrás

Projeto de lei amplia crédito para pequenas e médias empresas

4 horas atrás
Projeto torna mais rígidas as regras de progressão de regime para condenados por feminicídio
Projeto exige ficha limpa para integrantes do Conanda
Projeto inclui unidades de saúde das PMs no piso constitucional da saúde
Projeto institui regras mais rígidas para devedor contumaz
Proposta sobre segurança pública deve preservar papel das polícias estaduais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?