Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais
Nacional

Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

10/11/2025 – 10:10  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Zé Adriano, relator da proposta

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa Nacional de assistência técnica e capacitação dos Microempreendedores Individuais (Pronatec-MEI). O objetivo é oferecer apoio técnico, orientação jurídica e contábil, capacitação em gestão, inovação, sustentabilidade e acesso a mercados, com foco em ampliar a competitividade e a inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEIs).

O programa será guiado por princípios como gratuidade, universalidade de acesso, transparência, respeito à diversidade regional e estímulo à autonomia dos empreendedores. Entre as ações previstas estão cursos e consultorias em gestão, educação financeira, transformação digital e participação em compras públicas.

O Pronatec-MEI contará com uma plataforma digital integrada que reunirá conteúdos formativos, ferramentas de gestão, modelos de documentos, agendamento de consultorias e informações sobre linhas de crédito e oportunidades de negócios.

O Projeto de Lei 2524/25, do deputado João Daniel (PT-SE), foi aprovado com emendas do relator, deputado Zé Adriano (PP-AC). Adriano retirou a previsão de que o Sistema S seria um dos financiadores do programa.

“Os recursos do Sistema S estão voltados a entidades como Sesc, Senac e Sesi e apresentam natureza constitucionalmente vinculada ao financiamento às entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical”, justificou.

Para financiar as ações, o projeto cria o Fundo de Fomento à capacitação do MEI (Funcaf-MEI), gerido por um comitê paritário vinculado ao Ministério do empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O fundo será alimentado por recursos públicos, doações, rendimentos e verbas.

Programas existentes
Hoje já existem programas voltados a microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas (MPEs), como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o MEI Conta com a Gente, entre outros. Esses programas oferecem suporte ao microempreendedor individual, mas cada um com foco específico (crédito, formalização, contabilidade, REDE de apoio).

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário
Próximo artigo Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

1 semana atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

1 semana atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

2 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

2 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

2 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

2 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

2 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

2 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

3 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

3 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

3 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?