Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias
Nacional

Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias

9 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

23/05/2025 – 13:37  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Dr. Zacharias Calil recomedou aprovar a proposta

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4124/24, que assegura prioridade para gestantes e lactantes no recebimento de insumos de saúde de qualquer natureza, como vacinas e medicamentos, para protegê-las contra epidemias e outros agravos inusitados à saúde. 

O parecer do relator, deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), foi favorável ao projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). “A priorização para gestantes e lactantes reconhece a maior vulnerabilidade desse grupo, cujas alterações fisiológicas durante a gestação podem agravar os efeitos de doenças infecciosas, conforme amplamente demonstrado durante pandemias recentes, como a de Covid-19”, disse.

O parlamentar cita dados do Ministério da saúde que mostram que, durante a pandemia de Covid-19, as gestantes apresentaram uma maior taxa de mortalidade. “Em 2021, o Brasil registrou 3.030 mortes maternas, um aumento significativo em relação aos 1.965 óbitos em 2020”, destacou. 

“Esse aumento representou um excesso de mortalidade materna de 39% em comparação com a média dos cinco anos anteriores. Esses dados ressaltam a necessidade de políticas que assegurem a proteção prioritária desse grupo.”

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de defesa dos direitos da Mulher; de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que facilita realocação de vítima de violência doméstica em local seguro
Próximo artigo Comissão aprova pena maior para homicídio cometido por quem dirigir em velocidade alta perto de escola

Mais notícias desta categoria

Projeto reduz idade mínima para aposentadoria especial de mineiros de carvão

11 horas atrás

Projeto ajusta reforma tributária para beneficiar pequeno agricultor que atua na cadeia do biocombustível

13 horas atrás

Projeto tipifica violência obstétrica como crime e prevê pena de até 15 anos de prisão

14 horas atrás

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia

14 horas atrás

Projeto prevê controle do Congresso sobre contas da Itaipu Binacional

17 horas atrás

Projeto obriga preso a pagar por uso e manutenção de tornozeleira eletrônica

19 horas atrás

Projeto assegura presença de pais em terapias de pessoas com deficiência

19 horas atrás

Proposta institui o Programa Mais Dentistas para o Brasil

20 horas atrás

Projeto prevê agravantes para crimes de trabalho escravo e tráfico de pessoas

20 horas atrás

Projeto cria incentivo fiscal para doações de empresas a serviços públicos de saúde

20 horas atrás

Projeto dispensa exame de corpo delito em crimes de violência doméstica contra a mulher

21 horas atrás

Juliana Cardoso é eleita presidente da Comissão da Amazônia

2 dias atrás
CPMI do INSS pode votar quebras de sigilos relacionados ao Banco Master nesta quinta
Comissão de Comunicação elege Maria Rosas como nova presidente
Luiz Nishimori é eleito para presidir a Comissão de Agricultura da Câmara
Novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Jadyel Alencar defende tecnologias digitais
Rollemberg é o novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?