Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias
Nacional

Comissão aprova prioridade para gestantes e lactantes no acesso a vacina e medicamentos durante pandemias

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

23/05/2025 – 13:37  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Dr. Zacharias Calil recomedou aprovar a proposta

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4124/24, que assegura prioridade para gestantes e lactantes no recebimento de insumos de saúde de qualquer natureza, como vacinas e medicamentos, para protegê-las contra epidemias e outros agravos inusitados à saúde. 

O parecer do relator, deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), foi favorável ao projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). “A priorização para gestantes e lactantes reconhece a maior vulnerabilidade desse grupo, cujas alterações fisiológicas durante a gestação podem agravar os efeitos de doenças infecciosas, conforme amplamente demonstrado durante pandemias recentes, como a de Covid-19”, disse.

O parlamentar cita dados do Ministério da saúde que mostram que, durante a pandemia de Covid-19, as gestantes apresentaram uma maior taxa de mortalidade. “Em 2021, o Brasil registrou 3.030 mortes maternas, um aumento significativo em relação aos 1.965 óbitos em 2020”, destacou. 

“Esse aumento representou um excesso de mortalidade materna de 39% em comparação com a média dos cinco anos anteriores. Esses dados ressaltam a necessidade de políticas que assegurem a proteção prioritária desse grupo.”

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de defesa dos direitos da Mulher; de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que facilita realocação de vítima de violência doméstica em local seguro
Próximo artigo Comissão aprova pena maior para homicídio cometido por quem dirigir em velocidade alta perto de escola

Mais notícias desta categoria

Comissão que analisa medida provisória sobre subsídios da conta de luz promove audiência pública

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que define caráter permanente do atestado de fibromialgia

2 horas atrás

Comissão aprova medidas contra assédio no esporte

3 horas atrás

Comissão aprova regras para o funcionamento de pistas de kart indoor

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que torna obrigatório o reconhecimento facial para acessar redes sociais

3 horas atrás

CCJ aprova projeto que prioriza o julgamento de ações sobre desastres ambientais

4 horas atrás

Comissão aprova criação de cadastro nacional sobre maus-tratos e abusos em escolas

4 horas atrás

CCJ aprova projeto que exige detector de monóxido de carbono em imóvel com equipamento a gás

4 horas atrás

Comissão aprova obrigatoriedade da impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo

4 horas atrás

Comissão aprova incluir no currículo escolar orientação sobre denúncia de violência

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que exige informações sobre crime de prevaricação em prédios públicos

4 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova prioridade para mulheres vítimas de violência em exames periciais

4 horas atrás
Audiência pública discute o direito à alimentação e à nutrição
Audiência discute garantias do processo penal brasileiro
Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública
Comissão aprova projeto que prevê pelo menos 20% da propaganda do governo para mídia regional
Câmara terá semana de votação de projetos sobre educação, diz Hugo Motta
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?