Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova prioridade para estudantes com deficiência no acesso a próteses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova prioridade para estudantes com deficiência no acesso a próteses
Nacional

Comissão aprova prioridade para estudantes com deficiência no acesso a próteses

10 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

28/05/2025 – 12:26  

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Amom Mandel: texto da Comissão de educação aprimora o projeto do Senado

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei para assegurar a estudantes com deficiência o acesso prioritário a órteses, próteses e tecnologias assistivas necessárias à frequência e à aprendizagem escolares.

O relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), recomendou a aprovação do texto da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 1224/19, do Senado, e um apensado. “O substitutivo aperfeiçoa a redação original”, afirmou.

“A versão da Comissão de educação reforça o dever de articulação entre os entes públicos e as instituições envolvidas na garantia dos direitos da criança, do adolescente e da pessoa com deficiência”, destacou Amom Mandel.

O substitutivo insere a nova regra no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Para o cumprimento da norma, as escolas deverão manter articulação com o Sistema Único de saúde (SUS) e com o Sistema Único de assistência social (Suas).

O texto aprovado também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para determinar que os professores recebam ensinamentos e orientações acerca do uso adequado, pelos alunos, das tecnologias assistivas.

“O Brasil tem o dever de adotar medidas para que todas as crianças ingressem e permaneçam nas escolas”, afirmou a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), autora da versão original do projeto.

Na proposta apresentada, ela citou estudo de 2014, segundo o qual 140 mil crianças e jovens estavam fora da escola devido à deficiência.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e, em razão das alterações, deverá passar por nova análise no Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso ilumina fachada de rosa em apoio à saúde da mulher e à redução da mortalidade materna
Próximo artigo Praças esportivas do Amazonas se consolidam como palco de grandes eventos

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

2 dias atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

2 dias atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

4 dias atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

5 dias atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

6 dias atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

7 dias atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

1 semana atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

1 semana atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

1 semana atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

2 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

2 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?