Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova prioridade de restituição do Imposto de Renda a responsáveis por pessoas com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova prioridade de restituição do Imposto de Renda a responsáveis por pessoas com deficiência
Nacional

Comissão aprova prioridade de restituição do Imposto de Renda a responsáveis por pessoas com deficiência

2 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

23/07/2025 – 16:06  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada Dayany Bittencourt, relatora do projeto de lei

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, em 15 de julho, projeto de lei que garante prioridade na restituição do Imposto de Renda (IRPF) aos responsáveis por pessoas com deficiência, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outros transtornos de aprendizagem.

Embora pessoas com deficiência já tenham prioridade na fila de restituição, esse direito não se estende a seus responsáveis legais, conforme as normas da Receita Federal e a Lei 9.250/95, que trata da  prioridade na restituição do IRPF.

O texto aprovado também aumenta a prioridade de pessoas com deficiência e TDAH, que passam a ser inseridas no primeiro lote de restituição, após os idosos, que já usufruem desse direito. Com isso, os responsáveis por pessoas com deficiência passam a ser o terceiro grupo prioritário na restituição.

A relatora, deputada Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE), recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1762/25, do deputado Lula da Fonte (PP-PE), na forma de substitutivo. “A proposta visa aliviar a pressão financeira desses grupos, garantindo-lhes acesso mais rápido a recursos essenciais para o desenvolvimento e bem-estar de seus dependentes”, reforçou a deputada.

Veja o texto completo da proposta da relatora

Em seu parecer, Bittencourt optou por ampliar os beneficiários da medida para incluir os responsáveis por pessoas com qualquer tipo de deficiência e TDAH. O texto original estabelecia a prioridade apenas aos responsáveis por crianças e adolescentes neuroatípicos.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e tributação e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (23/07)
Próximo artigo Nova lei cria política de prevenção e cuidados contra o HPV

Mais notícias desta categoria

Isenção do Imposto de Renda será alívio direto no bolso de milhões de trabalhadores, diz Motta

2 horas atrás

Câmara aprova projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês

2 horas atrás

Motta pede apoio do Itamaraty a brasileiros capturados em flotilha rumo a Gaza

2 horas atrás

Lei dá prioridade a áreas de desastres para receber alimentos

3 horas atrás

Macaé Evaristo defende criação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos

4 horas atrás

Participantes de debate listam avanços e desafios para a representação feminina na política brasileira

4 horas atrás

Entra em vigor lei que prevê aumento de produtos da agricultura familiar na merenda escolar

5 horas atrás

Projeto que amplia isenção do Imposto de Renda domina discursos no Plenário

5 horas atrás

Pronaf e Plano Safra para agricultura familiar são transformados em lei

5 horas atrás

Celso Sabino faz balanço de sua gestão e projeta 10 milhões de turistas estrangeiros em 2025

6 horas atrás

Em nota, consultores da Câmara e do Senado apontam maior flexibilidade no orçamento 2026 para créditos suplementares

6 horas atrás

Especialistas defendem fim de perfis para crianças e adolescentes em plataformas digitais

6 horas atrás
Nova lei estabelece princípios e diretrizes para a proteção e uso sustentável do Pantanal
Comissão de Constituição e Justiça aprova permissão para propaganda eleitoral em duas línguas
Entra em vigor lei de incentivo à doação e de combate ao desperdício de alimentos
Comissão aprova destruição de documentos originais particulares convertidos em formato eletrônico
Projeto reformula financiamento público com foco na sustentabilidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?