Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública
Nacional

Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

10/10/2025 – 18:51  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro, relatora na comissão

A Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite a micro e pequenas empresas com valor a receber da administração pública ceder seus créditos a terceiros, mesmo sem a concordância do devedor. A cessão terá efeito cinco dias úteis depois do pedido da empresa junto ao órgão devedor, caso aquela já não tenha recebido o valor.

A cessão PODE ser realizada se o pagamento não for feito no prazo de 30 dias após a emissão da nota fiscal. Atualmente, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa prevê que a cédula PODE ser emitida pela empresa credora.

A proposta também estabelece condições preferenciais a micro e pequenas empresas para receber em até 30 dias da emissão da nota fiscal no caso de licitações. Garante também que o contrato poderá ser extinto por atrasos de pagamento pela administração ou por atrasos maiores que 30 dias da emissão da nota fiscal.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Finanças e tributação ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/19, do senador Flávio Arns (PSB-PR). O texto original obrigava os órgãos públicos em dívida com micro ou pequenas empresas a emitir uma cédula de crédito que representasse a promessa de pagamento.

Para a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a proposta está de acordo com a Constituição e com as leis. Carneiro fez adequações de redação ao texto para ele ficar escrito de forma mais clara e correta.

Juros
O atraso no pagamento para micro e pequenas empresas acarretará multa para a administração pública de 2% sobre o valor do contrato, além da taxa Selic como juros de mora e correção monetária. O texto inclui essa previsão na Lei de Licitações.

Próximos passos
O PLP 137/19 segue agora para o Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada na Câmara e no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Humaitá recebe Carreta do programa ‘Agora Tem Especialistas’, com teleconsultas e exames voltados à saúde da mulher
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza 2º Megafeirão de Empregabilidade

Mais notícias desta categoria

Deputado diz que criar obrigações a gestores sem direcionar verbas compromete caixa dos municípios; ouça entrevista

6 horas atrás

Projeto pune servidor que usa bem público para fins particulares

7 horas atrás

Relator diz que acordo Mercosul-UE deve ser votado nesta quarta no Plenário; ouça a entrevista

8 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de microesferas de plástico em cosméticos e esfoliantes

8 horas atrás

Projeto prevê publicação de estatísticas sobre decisões judiciais de bloqueios em redes sociais

9 horas atrás

Projeto dobra prazo para cobrança de dívidas de R$ 500 mil ou mais

20 horas atrás

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

2 dias atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

2 dias atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

2 dias atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

2 dias atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

2 dias atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

2 dias atrás
Projeto permite prisão preventiva em caso de violência doméstica sem medida protetiva prévia
Comissão sobre feminicídios no Rio Grande do Sul vota parecer da terça
CPMI do INSS ouve hoje representante ligada a confederação de agricultores
Motta define deputado Marcos Pereira como relator do acordo Mercosul-União Europeia
Livro mostra importância da Agência Câmara para a cobertura política no país
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?