Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova pena maior para crime cometido com uso de IA contra idoso e pessoa com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova pena maior para crime cometido com uso de IA contra idoso e pessoa com deficiência
Nacional

Comissão aprova pena maior para crime cometido com uso de IA contra idoso e pessoa com deficiência

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/04/2025 – 13:13  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Bruno Farias: prática perpetua estereótipos e desumaniza suas vítimas

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece aumento de pena para crimes contra pessoa idosa ou com deficiência quando cometidos com uso de inteligência artificial.

Atualmente, o Estatuto da Pessoa Idosa já pune com detenção de um a três anos e multa quem exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa idosa. O projeto prevê aumento de pena à metade se o crime for cometido com uso de inteligência artificial ou de qualquer outro recurso tecnológico para criar ou alterar a imagem, a voz ou a identidade da vítima.

O projeto altera ainda o Estatuto da Pessoa com Deficiência para prever reclusão de 2 a 5 anos e multa para o crime de discriminação de pessoa em razão de sua deficiência cometido mediante o uso de inteligência artificial. Atualmente, essa pena já é prevista para o crime cometido por intermédio de meios de comunicação social.

Nova versão
O texto aprovado foi a versão (substitutivo) apresentada pelo relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG), para o Projeto de Lei 1783/24, do deputado Benes Leocádio (UNIÃO-RN).

Originalmente, a proposta criava um NOVO tipo criminal para o ato de simular participação de pessoa idosa ou com deficiência em cena de violência por meio de adulteração, montagem de fotografia ou vídeo, ou encenação. O substitutivo, por outro lado, cria agravante para crimes já existentes.

“A manipulação de imagens ou vídeos com o intuito de colocar pessoas com deficiência em contextos de violência constitui uma forma de exploração que transcende a questão da privacidade. Essa prática perpetua estereótipos prejudiciais e desumaniza suas vítimas”, afirmou Bruno Farias.

“O projeto contribui para a implementação de princípios fundamentais consagrados em normas internacionais e nacionais, como a promoção da dignidade humana, a inclusão social e a não discriminação”, disse deputado.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário da Câmara. Antes, o texto foi aprovado também pela Comissão de defesa dos direitos da Pessoa Idosa. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Detran-AM: Fiscalização registra 258 autuações por irregularidades em motocicletas e veículos
Próximo artigo Prefeitura realiza reunião sobre o Festival Folclórico de Manaus

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova acordo internacional sobre direito do mar

13 horas atrás

Câmara aprova nova regra de incidência tributária para serviços de guincho, guindaste ou içamento

14 horas atrás

Comissão aprova aumento do limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil

14 horas atrás

Câmara aprova projeto que amplia compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar

14 horas atrás

Seminário apresenta balanço de estudo que monitorou a participação feminina nas eleições municipais

15 horas atrás

Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial

15 horas atrás

Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação

16 horas atrás

Campanha Setembro Amarelo é oficializada em lei

16 horas atrás

Avança na Câmara proposta que classifica oficial de justiça como integrante de carreira típica de Estado

17 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária

17 horas atrás

Congresso Nacional promulga emenda constitucional com novas regras sobre pagamento de precatórios

17 horas atrás

Interesses da sociedade pautarão trabalhos da Comissão da PEC da Segurança, dizem deputados

17 horas atrás
COP30 prepara “celeiro de soluções” para enfrentamento das mudanças climáticas
Comissão aprova direito a licença de três dias para estudantes com endometriose ou adenomiose
Comissão aprova novas regras para prevenir uso de loterias na lavagem de dinheiro
Comissão aprova política nacional de atenção à gagueira
Lei estabelece ações de prevenção e cuidado para mães e bebês após parto prematuro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?