Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigatoriedade de bares e casas noturnas prestarem auxílio a mulheres em situação de risco
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigatoriedade de bares e casas noturnas prestarem auxílio a mulheres em situação de risco
Nacional

Comissão aprova obrigatoriedade de bares e casas noturnas prestarem auxílio a mulheres em situação de risco

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

13/06/2025 – 13:52  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Ivoneide Caetano recomendou a aprovação de versão da proposta

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga estabelecimentos como casas noturnas e de shows, além de bares e restaurantes, a adotarem medidas para auxiliar mulheres que estejam em situação de risco dentro de suas instalações. O descumprimento poderá acarretar multa ou até suspensão do alvará de funcionamento.

Pelo texto aprovado, o estabelecimento deverá comunicar imediatamente a situação de risco à polícia e disponibilizar meios de contato seguros para que a
mulher busque ajuda. Essas ações não devem colocar a vida dos trabalhadores da boate em risco.

Além disso, deverão ser afixados avisos, preferencialmente nos banheiros femininos, com os seguintes dizeres: “Não está se sentindo segura? Este estabelecimento presta auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Procure a direção”. Também passa a ser obrigatório aviso com o telefone da Central de Atendimento à mulher, o Ligue 180.

A relatora, deputada Ivoneide Caetano (PT-BA), recomendou a aprovação do substitutivo adotado pela Comissão de defesa dos direitos da Mulher, ao Projeto de Lei 2737/20, apresentado pela ex-deputada Rejane Dias (PI). A deputada Lêda Borges (PSDB-GO) fez alterações para assegurar que os trabalhadores desses locais sejam protegidos de eventuais situações de risco ao realizar a assistência à mulher.

“O projeto tem alto potencial mitigador de riscos à segurança da mulher, porém precisamos ficar atentos a não criar outros problemas para o setor de serviços que gera muito emprego”, justificou a relatora.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que cria linha de crédito para armazenagem e irrigação no campo
Próximo artigo Sepror entrega 12 toneladas de sal mineral para pecuaristas de Novo Aripuanã e Borba

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que permite falta semanal ao trabalho para acompanhar cônjuge em tratamento de câncer

6 horas atrás

Comissão aprova inclusão em lei de obrigatoriedade de certificação de produtos para a saúde de alto risco

7 horas atrás

Deputados participam dos debates da Conferência do Clima em Belém; ouça

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que inclui mulheres com deficiência em programa de Promoção da Saúde Menstrual

8 horas atrás

Comisão aprova projeto que permite adaptação de obras para ampliar compreensão de pessoas com deficiência

8 horas atrás

Equipe do Jornalismo da Câmara faz cobertura especial em Belém; ouça

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que reforça ressarcimento por violência doméstica a ser pago com bens do agressor

8 horas atrás

Audiência debate valorização dos servidores do MPU e fortalecimento da justiça

8 horas atrás

Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas

9 horas atrás

Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais

9 horas atrás

Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

10 horas atrás

Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas

10 horas atrás
Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres
Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares
Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém
Jornalismo Contra a Invisibilidade: Casa Socioambiental em Belém Será Hub de Cobertura da COP30
Voz da Amazônia na COP30: REDE CENARIUM Promete Cobertura a Fundo em Belém
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?