Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigatoriedade de autorização judicial para menor atuar como influenciador digital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigatoriedade de autorização judicial para menor atuar como influenciador digital
Nacional

Comissão aprova obrigatoriedade de autorização judicial para menor atuar como influenciador digital

7 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

16/07/2025 – 17:21  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputado Julio Cesar Ribeiro, relator

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a autorização judicial para que crianças e adolescentes atuem como influenciadores digitais. O texto também prevê medidas de proteção desse público na internet, incluindo obrigações para empresas que oferecem aplicativos e serviços na REDE.

O projeto define influenciadores digitais mirins como crianças ou adolescentes com menos de 16 anos que criem e compartilhem conteúdo online regularmente, interajam com seguidores, promovam produtos e busquem visibilidade intencionalmente com conteúdo roteirizado e planejado.

Pela proposta, ao analisar o pedido de autorização encaminhado por pais ou responsáveis, o juiz deverá considerar, entre outros fatores, se a atividade é apropriada para a idade, a maturidade e o desenvolvimento psicológico da criança ou adolescente e se não prejudica o desempenho escolar, o lazer, o convívio familiar e a saúde física e mental do menor.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado  Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), ao Projeto de Lei 785/25, do deputado Dimas Gadelha (PT-RJ). O relator excluiu da versão original trecho que proibia a comercialização de cursos, mentorias ou qualquer outro produto digital pelo influenciador mirim sem supervisão de seu responsável legal. “Não acredito em proibição legal genérica, apenas na recomendação de que haja a supervisão dos pais ou responsáveis para tanto”, justificou Ribeiro.

Segundo ele, a proposta fortalece a proteção da infância no ambiente digital: “A proposta busca garantir que a atuação digital de crianças seja ética e segura, com foco na proteção de seus direitos fundamentais, preservando sua educação, lazer e bem-estar”, disse.

Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura conclui serviços de drenagem profunda e inicia urbanização no bairro Japiim
Próximo artigo Vacina contra Hepatite A será ofertada para usuários de PrEp

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que restringe prisão preventiva de agentes de segurança em serviço

3 horas atrás

Projeto restringe prisão preventiva de agentes de segurança em serviço

4 horas atrás

Deputada defende internação de adolescente que maltratar animais; ouça a entrevista

4 horas atrás

Comissão aprova novas regras para blindagem de tetos solares e prevê proteção parcial

5 horas atrás

Projeto considera prática abusiva o atraso na entrega ou cancelamento de compra após o pagamento

5 horas atrás

Conselho de Ética cancela depoimentos de deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto

7 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena

17 horas atrás

Câmara aprova redução de alíquotas tributárias para indústria química

18 horas atrás

Deputada apresenta 95 propostas para viabilizar enfrentamento a feminicídios

19 horas atrás

Deputados aprovam urgência para projeto que incentiva instalação de datacenters no Brasil

19 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

19 horas atrás

Projeto prevê confisco de bens de condenados por maus-tratos a animais

20 horas atrás
Projeto obriga estados a criarem delegacia eletrônica para denúncias de maus-tratos a animais
Projeto prevê certidão de nascimento em formato digital no aplicativo Gov.br
Projeto proíbe menores de 18 anos de serem sócios de empresas
Motta: “Não está no nosso horizonte discutir a autonomia do Banco Central”
Projeto prevê autorização judicial para a concessão de crédito a menores de 18 anos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?