Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigatoriedade da impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigatoriedade da impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo
Nacional

Comissão aprova obrigatoriedade da impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

13/10/2025 – 15:44  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Bia Kicis: medida ajuda a combater crimes como adoção ilegal e tráfico de órgãos

A Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga maternidades e hospitais do País a incluírem na Declaração de Nascido Vivo (DNV) impressões digitais do recém-nascido e da mãe. A unidade hospitalar também deverá manter cópias digitalizadas do documento.

O texto aprovado, que altera a lei que assegura a validade nacional da DNV, seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.

A relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2611/23, do deputado General Pazuello (PL-RJ), apenas com alterações de redação.

“A coleta das impressões digitais dos recém-nascidos e de suas mães é uma medida de segurança relevante para combater ações criminosas, especialmente as práticas de adoção ilegal e tráfico de órgãos”, destacou a relatora.

“Os crimes que o projeto busca coibir são de extrema gravidade e se tornam facilitados principalmente nos casos de partos não hospitalares, que permitem que criminosos aproveitem a falta de registro oficial praticar atos ilegais”, acrescentou.

O texto prevê que a DNV conterá impressões digitais dos pés do recém-nascido e dos dedos indicadores e polegares da genitora.

O que é a DNV
A DNV é o documento usado para a lavratura da certidão de nascimento pelos cartórios de registro civil. Segundo a Lei dos Registros Públicos, a DNV deve ser entregue aos pais ou responsáveis pelo bebê logo após o nascimento, sendo válida como documento de identificação provisória em todo o território nacional.

Segundo o Ministério da saúde, os dados da DNV servem ainda para a produção de estatísticas sobre nascidos vivos e características do pré-natal, da gestação e do parto.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura avança na obra do parque Encontro das Águas
Próximo artigo CCJ aprova projeto que exige detector de monóxido de carbono em imóvel com equipamento a gás

Mais notícias desta categoria

Deputado diz que criar obrigações a gestores sem direcionar verbas compromete caixa dos municípios; ouça entrevista

6 horas atrás

Projeto pune servidor que usa bem público para fins particulares

7 horas atrás

Relator diz que acordo Mercosul-UE deve ser votado nesta quarta no Plenário; ouça a entrevista

8 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de microesferas de plástico em cosméticos e esfoliantes

8 horas atrás

Projeto prevê publicação de estatísticas sobre decisões judiciais de bloqueios em redes sociais

9 horas atrás

Projeto dobra prazo para cobrança de dívidas de R$ 500 mil ou mais

20 horas atrás

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

2 dias atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

2 dias atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

2 dias atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

2 dias atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

2 dias atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

2 dias atrás
Projeto permite prisão preventiva em caso de violência doméstica sem medida protetiva prévia
Comissão sobre feminicídios no Rio Grande do Sul vota parecer da terça
CPMI do INSS ouve hoje representante ligada a confederação de agricultores
Motta define deputado Marcos Pereira como relator do acordo Mercosul-União Europeia
Livro mostra importância da Agência Câmara para a cobertura política no país
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?