Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Nacional

Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

21/05/2025 – 20:09  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Ribeiro: provedores não serão ”polícia da internet”

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Marco Civil da Internet para obrigar os provedores de aplicativos de redes sociais e de mensagens a notificar o poder público sobre práticas aparentes ou iminentes de abuso sexual infantojuvenil.

Segundo a proposição, os provedores e os fornecedores de produtos ou serviços de tecnologia da informação direcionados a crianças e adolescentes deverão operar com sistemas e processos para identificar aparentes conteúdos de exploração e abuso sexual de menores em seus produtos ou serviços. Além disso, eles deverão reportá-los, direta ou indiretamente, às autoridades nacionais e internacionais competentes.

Provedores e fornecedores também cooperarão com autoridades de investigação criminal compartilhando informações quando acreditarem, de boa-fé, que possa existir um crime envolvendo risco iminente para crianças e adolescentes.

O texto aprovado foi a versão elaborada pelo relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), para o Projeto de Lei 5956/23, do deputado Fred Costa (PRD-MG). O projeto original exigia que os provedores informassem às autoridades uma série de dados e era bem mais detalhado que a versão aprovada.

O texto original também incluía uma ampla lista de atores que poderiam contribuir para a solução e a prevenção de crimes, como as prestadoras de serviços de telecomunicações, que, na avaliação do relator, não possuem as características para se inserir na obrigação imposta. “Os provedores de aplicações de internet de redes sociais e mensageria, por outro lado, são efetivamente os agentes que hospedam os conteúdos e que têm melhores condições de contribuir”, disse Ribeiro.

Colaboração efetiva
De acordo com Julio Cesar Ribeiro, a criação dos processos e sistemas previstos não implicará que os provedores se tornarão uma espécie de “polícia da internet”. A proposta, disse, é que elas possam efetivamente colaborar para que suas plataformas não se tornem repositório de conteúdo criminoso.

“O zelo é uma obrigação de todo fornecedor de serviços, mas tal medida é para serviços com tamanha relevância na sociedade atual, como as redes sociais e de mensageria instantânea”, afirmou o relator. “Atualmente, esses provedores já operam com uma série de controles e é plausível que criem rotinas para identificar e coibir o abuso sexual infantojuvenil.”

Próximos passos
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso Nacional ganha iluminação bordô para alertar sobre a cefaleia
Próximo artigo Deputada Jack Rocha é eleita coordenadora da bancada feminina na Câmara

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que cria protocolo de ajuda a indígenas durante desastres

9 horas atrás

Comissão aprova regras para recuperação de áreas de vegetação atingidas por incêndio

10 horas atrás

Comissão aprova criação de fundo de apoio à produção rural feita por comunidades tradicionais

11 horas atrás

Comissão aprova prioridade para ribeirinhos no Minha Casa, Minha Vida

11 horas atrás

Comissão aprova justiça gratuita para entidade beneficente de assistência social, saúde e educação

11 horas atrás

Comissão aprova uso de Braille em etiquetas de roupas e carnês de IPTU

11 horas atrás

Comissão aprova pensão especial a vítimas de ataques em escolas

13 horas atrás

Comissão aprova criação de incentivo para investimentos na infraestrutura turística

14 horas atrás

Lei institui a campanha Agosto Branco, de prevenção ao câncer de pulmão

15 horas atrás

Projeto suspende remuneração de militares condenados por violência contra mulheres na ditadura

16 horas atrás

Comissão ouve nova testemunha de defesa de Carla Zambelli

17 horas atrás

Comissão debate atividades da Confederação Brasileira de Desporto Escolar

17 horas atrás
Comissões ouvem nesta quarta-feira o ministro da Secretaria de Comunicação Social
Comissões debatem impacto da doença pulmonar obstrutiva crônica na população idosa
Comissão debate contratação de pessoas com deficiência em operadoras de planos de saúde
CPMI do INSS ouve nesta segunda-feira lobista preso pela Polícia Federal
Comissão aprova projeto que autoriza consumidor a instalar equipamento que elimina ar de tubulação de água
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?