Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Nacional

Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

21/05/2025 – 20:09  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Ribeiro: provedores não serão ”polícia da internet”

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Marco Civil da Internet para obrigar os provedores de aplicativos de redes sociais e de mensagens a notificar o poder público sobre práticas aparentes ou iminentes de abuso sexual infantojuvenil.

Segundo a proposição, os provedores e os fornecedores de produtos ou serviços de tecnologia da informação direcionados a crianças e adolescentes deverão operar com sistemas e processos para identificar aparentes conteúdos de exploração e abuso sexual de menores em seus produtos ou serviços. Além disso, eles deverão reportá-los, direta ou indiretamente, às autoridades nacionais e internacionais competentes.

Provedores e fornecedores também cooperarão com autoridades de investigação criminal compartilhando informações quando acreditarem, de boa-fé, que possa existir um crime envolvendo risco iminente para crianças e adolescentes.

O texto aprovado foi a versão elaborada pelo relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), para o Projeto de Lei 5956/23, do deputado Fred Costa (PRD-MG). O projeto original exigia que os provedores informassem às autoridades uma série de dados e era bem mais detalhado que a versão aprovada.

O texto original também incluía uma ampla lista de atores que poderiam contribuir para a solução e a prevenção de crimes, como as prestadoras de serviços de telecomunicações, que, na avaliação do relator, não possuem as características para se inserir na obrigação imposta. “Os provedores de aplicações de internet de redes sociais e mensageria, por outro lado, são efetivamente os agentes que hospedam os conteúdos e que têm melhores condições de contribuir”, disse Ribeiro.

Colaboração efetiva
De acordo com Julio Cesar Ribeiro, a criação dos processos e sistemas previstos não implicará que os provedores se tornarão uma espécie de “polícia da internet”. A proposta, disse, é que elas possam efetivamente colaborar para que suas plataformas não se tornem repositório de conteúdo criminoso.

“O zelo é uma obrigação de todo fornecedor de serviços, mas tal medida é para serviços com tamanha relevância na sociedade atual, como as redes sociais e de mensageria instantânea”, afirmou o relator. “Atualmente, esses provedores já operam com uma série de controles e é plausível que criem rotinas para identificar e coibir o abuso sexual infantojuvenil.”

Próximos passos
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso Nacional ganha iluminação bordô para alertar sobre a cefaleia
Próximo artigo Deputada Jack Rocha é eleita coordenadora da bancada feminina na Câmara

Mais notícias desta categoria

Publicada medida provisória que protege direitos comerciais da Copa Feminina de 2027

13 horas atrás

Publicado edital do concurso para policial legislativo federal da Câmara dos Deputados

14 horas atrás

Projeto estabelece pena de prisão para quem reincidir em barulho excessivo de veículos

14 horas atrás

Comissão aprova novas regras para a caderneta de saúde de bebês prematuros

15 horas atrás

Comissão aprova IPCA como índice para reajustes em novos contratos de energia

15 horas atrás

Comissão aprova compensação a municípios por impactos de unidades prisionais

17 horas atrás

Comissão aprova regras nacionais para o comércio ambulante no Brasil

17 horas atrás

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

18 horas atrás

Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros

19 horas atrás

Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas

21 horas atrás

Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso

22 horas atrás
Comissão aprova desconto na conta de luz para pessoas em tratamento de câncer
Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Comissão aprova programa para recuperar terras degradadas e ampliar produção agrícola
Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais
Projeto inclui direito de autocustódia de ativos virtuais na legislação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?