Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigação de fabricantes em divulgar pontos de coleta para pilhas e eletrônicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigação de fabricantes em divulgar pontos de coleta para pilhas e eletrônicos
Nacional

Comissão aprova obrigação de fabricantes em divulgar pontos de coleta para pilhas e eletrônicos

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

27/10/2025 – 18:42  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputada Renata Abreu, relatora do projeto de lei

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga os fabricantes e distribuidores de pilhas, óleos lubrificantes e produtos eletrônicos a divulgar orientações sobre o descarte adequado e a localização dos pontos de coleta desses produtos.

A medida, que altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é válida para todos os participantes do sistema de logística reversa, exceto os consumidores, e para todos os produtos sujeitos a esse tipo de tratamento.

A logística reversa garante que produtos como pilhas e baterias sejam devolvidos à cadeia produtiva após o uso para que sejam descartados de forma adequada, evitando a contaminação do meio ambiente por metais pesados.

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Renata Abreu (PODE-SP), ao Projeto de Lei 2965/25, do deputado Duda Ramos (MDB-RR). O texto original criava uma nova lei para atribuir aos fabricantes de pilhas e baterias a responsabilidade pelo recolhimento, transporte e descarte ambientalmente adequado desses produtos.

Em vez disso, a relatora optou por alterar a legislação já existente para deixar claro que os fabricantes devem divulgar as informações sobre descarte e pontos de coleta de todos os produtos sujeitos à logística reversa. Hoje, a lei obriga os fabricantes a divulgar “informações sobre ações sob sua responsabilidade”.

Renata Abreu destacou que a PNRS já estabelece que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias são obrigados a implementar a logística reversa, o que inclui o transporte e o descarte final.

“O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a criar uma regulamentação específica para pilhas e baterias já em 1999”, observou Abreu. “Nesse sentido, esta proposição faz a ponte entre o pioneirismo da tradição legislativa nacional e o desafio de criar políticas públicas de resíduos sólidos realmente efetivas”, reforçou.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão especial sobre política para pessoas com autismo será instalada nesta terça-feira
Próximo artigo Câmara aprova regime de urgência para oito projetos de lei

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proibição de atletas condenados por crimes graves em delegações oficiais

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê uso de ferramentas digitais para incentivar doação de sangue

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

3 dias atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

3 dias atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

3 dias atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

3 dias atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

3 dias atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

3 dias atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

3 dias atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

3 dias atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

3 dias atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

3 dias atrás
Comissão aprova proposta que torna permanente a Política para Primeira Infância
Comissão aprova projeto que obriga câmeras de reconhecimento facial em estádios
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?