Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova novas regras para acessibilidade em moradias e transporte público
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova novas regras para acessibilidade em moradias e transporte público
Nacional

Comissão aprova novas regras para acessibilidade em moradias e transporte público

2 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

04/07/2025 – 14:44  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Deputado Márcio Honaiser, relator da proposta

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3286/24, que aumenta de 3% para 5% a reserva de unidades para pessoas com deficiência em programas habitacionais que utilizem recursos públicos. A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O texto estabelece ainda que construtoras e incorporadoras que cumprirem o percentual mínimo de acessibilidade em suas unidades, incluindo o acesso rápido a saídas de emergência, poderão receber incentivos fiscais, como redução de IPTU e ISS, e um selo de certificação de acessibilidade.

O projeto também altera o Estatuto para permitir que pessoas com obesidade (índice de Massa Corporal – IMC – igual ou superior a 30 kg/m², segundo a Organização Mundial da saúde) usem o transporte público sem passar pela catraca e tenha acesso facilitado a elevadores ou rampas. Para isso, precisarão de um cartão de identificação especial, emitido por órgãos de saúde e renovável a cada dois anos com um NOVO laudo médico.

O relator, o deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), foi favorável ao projeto, de autoria da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). Ele ressaltou que, atualmente, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE, e concordou com os argumentos da autora.

“A autora argumenta que o acesso rápido a saídas de emergência visa a proteger as pessoas com deficiência em situações de emergência. Em relação ao transporte público, reconhecemos que pessoas com obesidade realmente enfrentam dificuldades reais, como é evidenciado por episódios recentes de constrangimento e exclusão”, disse o relator.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova determinação de que escolas substituam sons estridentes por música pra preservar aluno com autismo
Próximo artigo Comissão discute impactos da operação padrão da Receita Federal no setor agropecuário

Mais notícias desta categoria

Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais

2 horas atrás

Projeto aprovado proíbe provedores de monetizar conteúdo que viole direitos da criança

3 horas atrás

Motta destaca união da Câmara para aprovar projeto sobre proteção a crianças em ambientes digitais

3 horas atrás

Câmara aprova projeto sobre proteção de crianças em ambientes digitais

4 horas atrás

Pescadores temem exclusão com novas regras do seguro-defeso previstas em medida provisória

6 horas atrás

Setor de apostas aponta perda de R$ 10,8 bilhões com mercado clandestino

6 horas atrás

Comissão aprova publicidade obrigatória de ordem judicial que suspende conteúdo ou perfil de rede social

6 horas atrás

Proposta garante à pessoa com transtorno do espectro autista acesso a terapia pelo plano de saúde

9 horas atrás

Deputadas e sindicatos de trabalhadoras domésticas cobram medidas contra o trabalho escravo

9 horas atrás

Amorim critica exigências dos EUA e defende soberania brasileira em audiência na Câmara

9 horas atrás

Alckmin apresenta a Motta propostas legislativas prioritárias do governo em defesa das exportações

10 horas atrás

Ministro dos Transportes volta a defender fim a obrigatoriedade dos cursos de formação de condutores

10 horas atrás
Comissão de Saúde debate implantação do programa Casa Azul para pessoas com autismo
Comissão aprova regras para o uso de redes privadas virtuais
Comissão aprova agravamento de pena para tráfico dirigido a pessoas em situação de rua
Projeto institui programa habitacional para profissionais da enfermagem
Comissão mista debate medida provisória sobre tributação de aplicações financeiras e bets
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?