Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova mudança na fiscalização de entidades que atendem crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova mudança na fiscalização de entidades que atendem crianças
Nacional

Comissão aprova mudança na fiscalização de entidades que atendem crianças

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

05/01/2026 – 17:14  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Deputada Rogéria Santos, relatora do projeto de lei

A Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro proposta que transfere do Poder Judiciário para o Conselho Tutelar e para o Ministério Público a responsabilidade de atestar a qualidade e a eficiência do trabalho de entidades de atendimento a crianças e adolescentes, como abrigos e programas socioeducativos.

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), ao Projeto de Lei 4150/25, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que as entidades devem ser fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. No entanto, a certificação de qualidade para renovação de funcionamento era uma tarefa atribuída à justiça da Infância e da Juventude.

O substitutivo de Rogéria Santos mantem o objetivo da proposta original. Em seu parecer, ela argumentou que a responsabilidade de avaliar e certificar a qualidade dos serviços deve ser de órgãos administrativos e fiscalizadores. “A mudança sugerida fortalece a imparcialidade judicial, previne possíveis conflitos de interesse e auxilia no aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirmou a relatora.

Laura Carneiro, justificou a iniciativa pela necessidade de preservar o princípio da inércia da jurisdição, segundo o qual o Judiciário deve atuar apenas quando provocado, e não em funções administrativas que poderiam comprometer sua imparcialidade em futuros julgamentos envolvendo as mesmas entidades.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e, agora, será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na rua Javari no Distrito Industrial 1 zona Sul
Próximo artigo Prefeito inaugura USF Adalgiza Barbosa de Lima em Manaus e amplia atenção primária no começo de 2026

Mais notícias desta categoria

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

21 horas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

2 dias atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

3 dias atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

4 dias atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

5 dias atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

6 dias atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

6 dias atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

1 semana atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

1 semana atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

2 semanas atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

2 semanas atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

2 semanas atrás
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?