Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova isenção de IR para gratificações e auxílios recebidos por profissionais de segurança pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova isenção de IR para gratificações e auxílios recebidos por profissionais de segurança pública
Nacional

Comissão aprova isenção de IR para gratificações e auxílios recebidos por profissionais de segurança pública

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

06/06/2025 – 17:17  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Aluisio Mendes, relator: proposta garante isonomia com outras categorias

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou isenção do imposto de renda (IR) para auxílios e gratificações recebidos por policiais.

O Projeto de Lei 1532/24 isenta do IR as seguintes gratificações e auxílios fornecidos gratuitamente pela UNIÃO, pelo estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp):

  • auxílio-alimentação;
  • auxílio-transporte;
  • auxílio-fardamento;
  • gratificações pagas para compensar o exercício de atividades e riscos decorrentes do exercício da função. 

São integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), de acordo com a Lei 13.675/18: a polícia Federal; a polícia Rodoviária Federal; as polícias civis e militares; os corpos de bombeiros militares; as guardas municipais; os agentes de trânsito; a guarda portuária; a polícia legislativa, entre outros. 

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), ao Projeto de Lei 1532/24, do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA). No NOVO texto, o relator vincula os profissionais beneficiados com a isenção aos listados na Lei do Susp. 

“Ressalte-se que não se trata da criação de privilégios, mas de uma questão de isonomia”, disse Mendes. “Diversas categorias, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada, dispõem de verbas indenizatórias isentas de imposto de renda, contribuições previdenciárias ou encargos trabalhistas. Dessa forma, nada justifica as distorções ensejadas por alguns entes federados em face de seus profissionais da segurança pública.” 

“Mesmo entre profissionais de segurança pública da uma mesma categoria, há disparidades, haja vista que alguns governos estaduais e prefeituras promovem descontos, a título de imposto de renda, incidentes sobre os auxílios e gratificações ao passo que, em outros entes, já se logrou a invalidação dos referidos descontos na via judicial”, observou ainda. 

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e tributação e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o projeto tem que ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Alvorada
Próximo artigo Colônia Antônio Aleixo é beneficiado pelo “Mutirão no Bairro”

Mais notícias desta categoria

Consumidores enfrentam dúvidas e riscos no uso de suplementos alimentares, afirmam especialistas

2 horas atrás

Comissão aprova suspender novo modelo de concessão do seguro-defeso

2 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova aumento de R$ 13,2 bilhões nas receitas do Orçamento de 2026

2 horas atrás

Comissão especial cancela votação do relatório sobre PEC da Segurança Pública

3 horas atrás

Comissão aprova proposta que define igualdade racial como direito fundamental na Constituição

3 horas atrás

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

3 horas atrás

Projeto exige biometria para operações de crédito consignado no serviço público federal

4 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova revogação da lei que trata da alienação parental

4 horas atrás

Nova lei isenta de tributos a doação de medicamentos a entidades beneficentes e entes federativos

6 horas atrás

Câmara entrega Medalha Mérito Legislativo 2025 a autoridades por serviços relevantes ao país

7 horas atrás

Comissão especial pode votar relatório sobre PEC da Segurança Pública nesta quinta-feira

8 horas atrás

Comissão discute piso salarial nacional para profissionais administrativos da educação básica

8 horas atrás
MP também prevê regras para a Licença por Adesão e Compromisso (LAC)
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Motta defende aperfeiçoamento do ambiente regulatório no país
Presidente do Inep descarta qualquer irregularidade no Enem deste ano
Relator recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli; decisão é adiada
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?