Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda
Nacional

Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

30/10/2025 – 18:42  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Max Lemos defendeu o projeto na comissão

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis por pessoas com deficiência que são inscritas no benefício de prestação continuada (BPC).

A isenção se aplica exclusivamente a veículos novos cujo preço de venda ao consumidor, incluindo todos os tributos incidentes, não seja superior a R$ 200 mil.

Hoje, a legislação (Lei 8.989/95) já concede isenção de IPI para aquisição de veículos por pessoas com “deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda” e pessoas com transtorno do espectro autista.

No entanto, o autor da proposta (PL 4106/25), deputado Jonas Donizette (PSB-SP), argumenta que as pessoas com deficiência que não se enquadram nos critérios da lei, mas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e recebem o BPC, têm demandado judicialmente esse direito. 

Segundo ele, a justiça tem decidido a favor dessas pessoas, reconhecendo que a limitação do benefício, nesses casos, viola os princípios constitucionais da isonomia e da dignidade da pessoa humana.

O relator da proposta, deputado Max Lemos (PDT-RJ), foi favorável ao texto. “O projeto atende a lacunas existentes na legislação vigente. “Considerando a evolução do conceito de deficiência e o surgimento de novas condições e transtornos, observa-se que a literalidade da lei restringe o alcance a determinados tipos de deficiência”, defendeu.

“O projeto de lei, ao ampliar o conceito, respeita e preserva os direitos das pessoas com deficiência”, complementou o relator.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e tributação e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 330 alunos da EE Presidente Castelo Branco participam da 1ª edição do ‘Caminhos da Universidade’ 
Próximo artigo Workshop de Mobilização marca início da construção participativa do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

1 dia atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 dias atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

4 dias atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

4 dias atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

5 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

1 semana atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

1 semana atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

1 semana atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

1 semana atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

1 semana atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

1 semana atrás
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?