Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova instalação e conservação de equipamentos coletivos como diretriz da política urbana
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova instalação e conservação de equipamentos coletivos como diretriz da política urbana
Nacional

Comissão aprova instalação e conservação de equipamentos coletivos como diretriz da política urbana

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

02/06/2025 – 10:25  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Cobalchini: medida favorece a acessibilidade nas cidades

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5386/23, que altera o Estatuto da Cidade, para incluir, como diretriz de política urbana, a adequada construção, instalação, sinalização, higienização e conservação de equipamentos de uso coletivo. 

O objetivo da medida é prevenir acidentes e proteger a saúde dos usuários. De autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o projeto já foi aprovado pelo Senado Federal. 

O relator, deputado Cobalchini (MDB-SC), defendeu a aprovação do texto. “A proposta contribui para políticas públicas que priorizem a manutenção de equipamentos urbanos muitas vezes negligenciados, como banheiros públicos, parques, calçadas, pontos de ônibus e mobiliário urbano em geral (lixeiras urbanas, playgrounds, equipamentos de ginástica, chafarizes, bebedouros públicos, postes de iluminação pública, bancos e assentos)”, disse. 

“A inclusão como diretriz legal fortalece a responsabilidade dos entes governamentais na gestão da infraestrutura coletiva e fornece amparo normativo a iniciativas que visem corrigir desigualdades e ampliar a acessibilidade nas cidades brasileiras”, acrescentou. 

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, já aprovada pelo Senado, tem que ser aprovada pela Câmara. 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova competência para municípios mapearem áreas de risco de inundações
Próximo artigo Segundo dia do 67º Festival Folclórico do Amazonas tem disputa e premiação inédita pelo Dia do Quadrilheiro

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova inclusão em lei de obrigatoriedade de certificação de produtos para a saúde de alto risco

2 horas atrás

Deputados participam dos debates da Conferência do Clima em Belém; ouça

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que inclui mulheres com deficiência em programa de Promoção da Saúde Menstrual

4 horas atrás

Comisão aprova projeto que permite adaptação de obras para ampliar compreensão de pessoas com deficiência

4 horas atrás

Equipe do Jornalismo da Câmara faz cobertura especial em Belém; ouça

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que reforça ressarcimento por violência doméstica a ser pago com bens do agressor

4 horas atrás

Audiência debate valorização dos servidores do MPU e fortalecimento da justiça

4 horas atrás

Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas

5 horas atrás

Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais

5 horas atrás

Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

6 horas atrás

Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas

6 horas atrás

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

3 dias atrás
Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares
Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém
Jornalismo Contra a Invisibilidade: Casa Socioambiental em Belém Será Hub de Cobertura da COP30
Voz da Amazônia na COP30: REDE CENARIUM Promete Cobertura a Fundo em Belém
‘Protagonismo amazônico nas discussões globais’, diz Paula Litaiff sobre REDE CENARIUM na COP30
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?