Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova inclusão de diretriz sobre conforto na Política de Mobilidade Urbana
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova inclusão de diretriz sobre conforto na Política de Mobilidade Urbana
Nacional

Comissão aprova inclusão de diretriz sobre conforto na Política de Mobilidade Urbana

6 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

19/08/2025 – 17:34  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputado Icaro de Valmir, relator

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que busca incentivar os entes responsáveis pela prestação dos serviços públicos — incluindo o de transporte coletivo — a adotarem tecnologias que proporcionem mais conforto aos seus usuários.

A proposta altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana para incluir esta diretriz. A ideia é incentivar, por exemplo, as empresas de ônibus a instalarem ar-condicionado em seus veículos.

O texto aprovado foi a nova versão (substitutivo) elaborada pelo relator, deputado Icaro de Valmir (PL-SE), para o Projeto de Lei 1469/24, do deputado Fábio Teruel (MDB-SP).

Originalmente, a proposta tornava obrigatória a instalação de sistemas de ar-condicionado nos ônibus utilizados no transporte público coletivo urbano. Icaro de Valmir, no entanto, lembrou que cabe à Câmara dos Deputados apenas instituir diretrizes gerais para o desenvolvimento urbano. Já aos municípios compete legislar sobre assuntos de interesse local, incluindo o de transporte coletivo.

O relator observou ainda que a Política Nacional de mobilidade urbana já prevê o direito dos usuários de receberem o devido “serviço adequado”. “Ainda assim, acreditamos que a intenção do autor PODE ser viabilizada de forma compatível com os preceitos da Constituição Federal e com a Política Nacional de mobilidade urbana”, disse, ao justificar o substitutivo.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto de lei que facilita acesso a Selo Arte para produtor artesanal
Próximo artigo Prefeito David Almeida recebe delegações de 15 países para mostrar modelo inovador que atende 250 mil alunos e valoriza a agricultura familiar

Mais notícias desta categoria

“O Brasil está maduro para enfrentar a escala 6×1”, diz Motta

2 horas atrás

Nova composição do Conselho de Comunicação é instalada e elege presidência

3 horas atrás

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

5 horas atrás

Projeto proíbe taxa mínima de água por unidade em condomínios sem medição individual

5 horas atrás

Projeto cria normas para tratamento da doença de Crohn no SUS e facilita acesso a benefícios previdenciários

6 horas atrás

Publicada lei que destina R$ 83,5 milhões para sanidade agropecuária

6 horas atrás

Projeto limita prisão preventiva de réu primário a flagrante delito

7 horas atrás

Projeto assegura igualdade para militares antigos preteridos em promoções

7 horas atrás

Representação Brasileira no Parlasul analisa acordo entre União Europeia e Mercosul nesta terça-feira

8 horas atrás

Projeto cria “Escola 4.0” para o ensino técnico

8 horas atrás

Conselho de Ética ouve nesta semana deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto

9 horas atrás

Projeto prevê exclusão da OAB para advogado que auxiliar organização criminosa

10 horas atrás
Conselho de Comunicação Social do Congresso elege presidente e vice nesta segunda-feira
Projeto agrava pena em caso de crime cometido por motorista de transporte privado
Projeto obriga operadoras a enviarem alerta de pessoas desaparecidas por SMS
Projeto cria pacote de benefícios para mães de gêmeos e trigêmeos
Projeto estende lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?