Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções
Nacional

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

1 mês atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

09/01/2026 – 15:33  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Deputado Yury do Paredão, relator do projeto de lei

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que estimula a instalação de fontes de energia renovável, como painéis solares, em novas obras e oferece descontos em taxas de construção para quem adotar “telhados verdes” ou outros espaços com vegetação.

Na prática, caso a proposta se torne lei, as construtoras que instalarem telhados verdes ou espaços vegetados receberão um desconto na outorga onerosa, uma taxa paga às prefeituras para construir acima do limite básico.

O texto também modifica o Estatuto da Cidade para orientar os governos municipais a criarem estímulos para a geração de energia por fontes renováveis, como a solar, em edificações.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Yury do Paredão (MDB-CE), ao Projeto de Lei 2741/24, da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Por recomendação do relator, o colegiado rejeitou o parecer adotado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Enquanto a versão da Comissão de Meio Ambiente se concentrava em obrigar os municípios a darem descontos em taxas de construção para quem instalasse “telhados verdes”, o NOVO texto manteve essa ideia e incluiu uma nova diretriz geral no Estatuto da Cidade para estimular o uso de energias renováveis, como a solar, em todas as novas obras e edificações do país, uma medida que não estava prevista na proposta anterior.

Segundo o relator, a medida busca alinhar o desenvolvimento das cidades com as metas de sustentabilidade.

“O poder público poderá atuar como indutor do desenvolvimento sustentável, estimulando os agentes privados a adotarem em suas construções tecnologias como a utilização de placas fotovoltaicas”, afirmou o deputado Yury do Paredão.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Como houve pareceres divergentes entre as comissões de mérito, o projeto de lei, que tramitava em caráter conclusivo, perde essa condição. Agora, a proposta deverá passar pela análise do Plenário.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica
Próximo artigo Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

Mais notícias desta categoria

Deputada diz que campanhas alertam, mas não resolvem problema do feminicídio; ouça a entrevista

1 hora atrás

Projeto cria regime especial de tributação para incentivar instalação de datacenters no Brasil

2 horas atrás

Projeto reduz alíquotas de PIS e Cofins antes da mudança no regime tributário para a indústria química

2 horas atrás

Projeto permite pagamento individual de créditos reconhecidos em ações coletivas

2 horas atrás

Projeto proíbe fiança para quem for preso a partir do terceiro inquérito policial

3 horas atrás

Conselho de Ética começa ouvir nesta terça deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto

5 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria diretorias na OAB

15 horas atrás

Câmara aprova MP que estrutura a Agência Nacional de Proteção de Dados

15 horas atrás

“O Brasil está maduro para enfrentar a escala 6×1”, diz Motta

16 horas atrás

Nova composição do Conselho de Comunicação é instalada e elege presidência

18 horas atrás

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

19 horas atrás

Projeto proíbe taxa mínima de água por unidade em condomínios sem medição individual

19 horas atrás
Projeto cria “Escola 4.0” para o ensino técnico
Conselho de Ética ouve nesta semana deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto
Projeto prevê exclusão da OAB para advogado que auxiliar organização criminosa
Projeto zera impostos sobre sardinha em lata na cesta básica
Projeto cria programa de apoio a famílias de crianças com autismo no SUS
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?