Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova incentivo ao uso de tecnologias aumentar o conforto de usuários de serviços públicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova incentivo ao uso de tecnologias aumentar o conforto de usuários de serviços públicos
Nacional

Comissão aprova incentivo ao uso de tecnologias aumentar o conforto de usuários de serviços públicos

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

19/08/2025 – 11:26  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Icaro de Valmir recomendou a aprovação da proposta com alterações

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que incentiva o uso de tecnologias voltadas ao conforto dos usuários na prestação de serviços públicos.

Relator na comissão, o deputado Icaro de Valmir (PL-SE) recomendou a aprovação de uma versão (substitutivo) do Projeto de Lei 4193/21, do deputado José Nelto (UNIÃO-GO). Originalmente, o projeto previa serviços de voz inteligente no transporte público, para informar os passageiros sobre os pontos de parada.

Ícaro de Valmir explicou que o transporte coletivo é responsabilidade dos municípios, não do governo federal, e optou por incentivar, sem impor, a adoção dessas tecnologias.

“Entendemos que a legislação federal não deve impor obrigações sobre um serviço que é, por determinação constitucional, de competência exclusiva de outro ente da federação”, pontuou o relator. “Propomos assim um substitutivo que busca incentivar os entes responsáveis pela prestação do serviço a adotarem tecnologias que proporcionem mais conforto aos seus usuários”, concluiu.

A proposta altera a Lei de Concessão dos Serviços Públicos. Essa lei já exige que os serviços sejam regulares, eficientes, seguros, atualizados e com tarifas baixas. O NOVO texto acrescenta que a “atualização” deve incluir tecnologias que melhorem o conforto dos usuários.

Próximas etapas
O texto aprovado será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que cria programa para proteger dados dos consumidores
Próximo artigo Prefeitura de Manaus aumenta em 27% número de análises de processos no sistema de licenciamento

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova diretrizes para acessibilidade sensorial em escolas

1 hora atrás

Deputado defende atualização da política nacional para pessoas com autismo; ouça

2 horas atrás

Comissão aprova tipificação do crime de desaparecimento forçado

3 horas atrás

Comissão aprova mais visibilidade ao direito de atendimento prioritário para acompanhante de pessoa com deficiência

5 horas atrás

Comissão aprova inclusão de atividade física adaptada entre os direitos da pessoa com autismo

5 horas atrás

Comissão especial discute governança e gestão integrada na segurança pública

5 horas atrás

Conselho de Ética analisa 12 novos processos contra deputados

5 horas atrás

Nova lei garante validade permanente para mudanças nas normas do Imposto de Renda

5 horas atrás

Interdição de pessoas idosas é tema de debate na Câmara

5 horas atrás

Comissão discute COP30 e uso da inteligência artificial na segurança alimentar

6 horas atrás

Comissão especial debate saúde e nutrição na primeira infância

7 horas atrás

Ministro da Justiça será ouvido sobre concessão de proteção internacional a ex-primeira-dama do Peru

7 horas atrás
Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda
COP30: crianças e adolescentes cobram participação real em debate sobre crise climática
Comissão aprova projeto que permite a ex-cônjuges manter plano de saúde após separação
Comissão aprova tempo extra para pessoa com autismo em provas de concurso
Comissão debate uso de nova tecnologia para a promoção da saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?