Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo
Nacional

Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

17/11/2025 – 17:10  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deputado Rubens Otoni, relator

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que altera a Lei de Mobilidade Urbana para incentivar o transporte Pet Friendly (cães e gatos) em veículos de aplicativos, desde que observadas regras de segurança, higiene e bem-estar animal.

O texto proíbe a cobrança de tarifa adicional pela presença do animal, permitindo apenas taxa por limpeza extraordinária em caso de dano material comprovado e dentro dos limites das normas municipais.

Pela proposta, o tutor deverá garantir o acondicionamento adequado do animal, conforme porte e espécie, utilizando caixa de transporte, guia ou focinheira, quando necessário, e posicionando-o no banco traseiro do veículo. Também será exigido o cumprimento das normas sanitárias, de bem-estar animal e das regras locais de controle de zoonoses.

O projeto veda qualquer forma de discriminação por espécie, raça ou porte, exceto em situações de risco concreto à segurança viária ou à integridade do veículo, com critérios definidos pelos municípios.

Cães-guia
A medida ainda garante livre acesso e prioridade a cães-guia e demais cães de assistência, sem a necessidade de caixa de transporte, conforme legislação específica.

Por recomendação do relator, deputado Rubens Otoni (PT-GO), o colegiado aprovou o substitutivo adotado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao Projeto de Lei 2548/23, do deputado Bruno Ganem (PODE-SP), e apensado, com alterações.

O projeto original tornava o serviço Pet Friendly obrigatório nas empresas de transporte por aplicativo, no entanto Otoni observou que a competência para definir regras específicas sobre o tema é dos municípios e do Distrito Federal, e não da UNIÃO.

“É temerário impor um modelo específico de atendimento aos usuários do transporte por meio de aplicativos em todo o território nacional”, reforçou.

Com a medida, as plataformas deverão oferecer uma ferramenta de seleção da modalidade “Pet Friendly” e disponibilizar informações claras aos usuários e motoristas sobre as condições aplicáveis ao serviço.

Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari
Próximo artigo RecuperaFone: Restituição de aparelhos celulares encerra na quarta-feira, alerta SSP-AM

Mais notícias desta categoria

Projeto prevê prisão de prefeito que omite informações no site da transparência

11 horas atrás

Comissão aprova prazo máximo de dez dias antes da viagem para agência de turismo emitir bilhete aéreo

12 horas atrás

Comissão aprova prazo máximo de dez dias antes da viagem para agência de turismo emitir bilhete aéreo

12 horas atrás

Comissão aprova definição de insurgência criminal com pena de até 40 anos de prisão

13 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de mercúrio em tratamentos dentários de grupos de risco

14 horas atrás

Comissão aprova projeto que regulamenta uso de veste terapêutica

14 horas atrás

Lei amplia porte de arma para policiais legislativos de assembleias estaduais

15 horas atrás

Lula veta integralmente projeto que unifica limite de idade em concursos para policiais e bombeiros

17 horas atrás

Lei reconhece Mirim Doce, em Santa Catarina, como Capital Nacional do Melhor Arroz

17 horas atrás

Comissão aprova até 4 anos de prisão para agente público que impedir ilegalmente acesso de cidadãos a armas

18 horas atrás

Comissão aprova quarentena de 5 anos para diretores da Agência Nacional do Petróleo voltarem a atuar no mercado

19 horas atrás

Reforma tributária começa fase de transição com testes de novos impostos em 2026

1 dia atrás
Comissão aprova proibição de propaganda com apelo erótico envolvendo crianças e adolescentes
Lei altera composição do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso
Comissão aprova obrigatoriedade de câmeras de monitoramento em áreas comuns de condomínios
Nova lei cria incentivo à indústria química
Comissão aprova obrigatoriedade do Plano Decenal de Assistência Social
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?