Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública
Nacional

Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/05/2025 – 20:08  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é o substitutivo do relator, Delegado Paulo Bilynskyj

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece critérios para o preenchimento dos boletins de ocorrência e para a organização de dados pelas secretarias estaduais de segurança.

Pelo texto aprovado, as autoridades de segurança pública estaduais devem organizar seu banco de dados com base na motivação dos crimes (familiar, financeira, passional, entre outras).

Os relatórios finais dos inquéritos policiais concluídos pelas polícias civil ou federal devem conter o tipo de crime, o meio praticado, além da motivação. Esses documentos devem ser enviados, no mínimo, duas vezes ao ano para o órgão nacional de segurança pública.

A proposta também estabelece que conste nos boletins de ocorrência um perfil detalhado sobre a arma usada no crime.

Foi aprovado um substitutivo do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) ao Projeto de Lei 2668/24, da deputada Erika Hilton (Psol-SP). O texto original tornava obrigatório um campo específico nos boletins de ocorrência para o registro da motivação presumida ou declarada do crime de homotransfobia. Segundo a autora, o objetivo era garantir à população LGBTQIA+ acesso à justiça e permitir a elaboração de políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violações de direitos.

No entanto, o relator defendeu que a inclusão de um campo específico “não garantiria a resolução de casos de violência contra a comunidade”, mas “afetaria negativamente o psicológico dos investigadores, por se sujeitarem à suposta ‘motivação presumida ou declarada’”.

“Os dados não apontariam a quantidade de crimes cometidos por tal motivação (homofobia, transfobia etc.), mas sim quantos BOs foram registrados contendo esse motivo como presumido. Sem efetiva investigação, só tende a direcionar políticas públicas com base em presunção”, reforçou Bilynskyj.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de direitos humanos, Minorias e igualdade racial e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projetos do Governo do Amazonas ganham destaque no 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Próximo artigo Comissão aprova auxílio mensal ao responsável por pessoa com deficiência de família de baixa renda

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que define caráter permanente do atestado de fibromialgia

2 horas atrás

Comissão aprova medidas contra assédio no esporte

2 horas atrás

Comissão aprova regras para o funcionamento de pistas de kart indoor

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que torna obrigatório o reconhecimento facial para acessar redes sociais

3 horas atrás

CCJ aprova projeto que prioriza o julgamento de ações sobre desastres ambientais

3 horas atrás

Comissão aprova criação de cadastro nacional sobre maus-tratos e abusos em escolas

3 horas atrás

CCJ aprova projeto que exige detector de monóxido de carbono em imóvel com equipamento a gás

3 horas atrás

Comissão aprova obrigatoriedade da impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo

3 horas atrás

Comissão aprova incluir no currículo escolar orientação sobre denúncia de violência

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que exige informações sobre crime de prevaricação em prédios públicos

4 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova prioridade para mulheres vítimas de violência em exames periciais

4 horas atrás

Comissão aprova cadastro de agressores de pessoas vulneráveis

6 horas atrás
Audiência discute garantias do processo penal brasileiro
Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública
Comissão aprova projeto que prevê pelo menos 20% da propaganda do governo para mídia regional
Câmara terá semana de votação de projetos sobre educação, diz Hugo Motta
Comissão aprova criminalização de acorrentamento contínuo ou cruel de cães e gatos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?