Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país
Nacional

Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país

1 mês atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/10/2025 – 15:23  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Duda Salabert fez ajustes no texto original

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa Nacional Energia e Internet para Todos, para expandir a oferta de energia elétrica e de internet em todo o país, especialmente nas regiões ainda carentes desses serviços.

O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), para o Projeto de Lei 4901/24, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM). A relatora fez ajustes na redação, além de indicar possíveis fontes de financiamento.

“O substitutivo adiciona tecnologias de REDE e de internet que podem ser aliadas às infraestruturas de energia elétrica, tornando possível que outras também possam ser utilizadas”, disse a relatora no parecer.

Conforme o substitutivo aprovado, os objetivos do programa serão:

  • promover a integração das redes de energia elétrica e de telecomunicações, utilizando a infraestrutura existente para expandir a conectividade à internet;
  • favorecer o fornecimento de energia elétrica sustentável para o funcionamento das redes de telecomunicações, priorizando fontes renováveis;
  • promover a inclusão digital da população, especialmente em áreas rurais e de baixa renda, por meio do acesso à internet de qualidade; e
  • estimular o desenvolvimento local, promovendo a criação de empregos e a geração de renda nas comunidades beneficiadas.

Entre outras ações, o governo federal poderá:

  • articular os programas Luz para Todos e Wi-Fi Brasil, com o objetivo de incluir a tecnologia de fibra óptica nas redes elétricas novas e existentes;
  • oferecer incentivos financeiros a investimentos privados para a expansão da infraestrutura de energia elétrica e de telecomunicações;
  • estimular parcerias entre os setores público e privado e com a sociedade; e
  • estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso e o impacto do programa.

“Investir na integração desses serviços é fundamental para promover a inclusão digital, o desenvolvimento sustentável e a justiça social em todo o território nacional”, disse Amom Mandel, autor da proposta original.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Comunicação; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação
Próximo artigo Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalha de prata no Brasileiro de Tiro com Arco

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Febre Oropouche

2 dias atrás

Câmara Homenageia Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

2 dias atrás

Motta critica governo por ‘falsas narrativas’ em relação ao marco legal do combate ao crime organizado

2 dias atrás

Comissão especial debate desafios federativos na segurança pública

2 dias atrás

Comissão aprova programa de incentivo ao esporte educacional

2 dias atrás

Comissão do Esporte aprova incentivo ao futebol feminino

2 dias atrás

Comissão especial vota parecer sobre criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial

2 dias atrás

Deputados esperam ampliar apoio a projetos de lei sobre mudanças do clima após a COP30

2 dias atrás

Comissão debate direitos e desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que restringe acareações em crimes cometidos com violência contra a mulher

2 dias atrás

Comissão aprova CEP rural para facilitar localização de propriedades no campo

2 dias atrás

Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças

2 dias atrás
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrante de organização criminosa
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas
Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado
Câmara conclui votação do projeto de combate ao crime organizado
Motta diz que aprovação de projeto antifacção é resposta dura contra o crime organizado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?