Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país
Nacional

Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/10/2025 – 15:23  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Duda Salabert fez ajustes no texto original

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa Nacional Energia e Internet para Todos, para expandir a oferta de energia elétrica e de internet em todo o país, especialmente nas regiões ainda carentes desses serviços.

O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), para o Projeto de Lei 4901/24, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM). A relatora fez ajustes na redação, além de indicar possíveis fontes de financiamento.

“O substitutivo adiciona tecnologias de REDE e de internet que podem ser aliadas às infraestruturas de energia elétrica, tornando possível que outras também possam ser utilizadas”, disse a relatora no parecer.

Conforme o substitutivo aprovado, os objetivos do programa serão:

  • promover a integração das redes de energia elétrica e de telecomunicações, utilizando a infraestrutura existente para expandir a conectividade à internet;
  • favorecer o fornecimento de energia elétrica sustentável para o funcionamento das redes de telecomunicações, priorizando fontes renováveis;
  • promover a inclusão digital da população, especialmente em áreas rurais e de baixa renda, por meio do acesso à internet de qualidade; e
  • estimular o desenvolvimento local, promovendo a criação de empregos e a geração de renda nas comunidades beneficiadas.

Entre outras ações, o governo federal poderá:

  • articular os programas Luz para Todos e Wi-Fi Brasil, com o objetivo de incluir a tecnologia de fibra óptica nas redes elétricas novas e existentes;
  • oferecer incentivos financeiros a investimentos privados para a expansão da infraestrutura de energia elétrica e de telecomunicações;
  • estimular parcerias entre os setores público e privado e com a sociedade; e
  • estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso e o impacto do programa.

“Investir na integração desses serviços é fundamental para promover a inclusão digital, o desenvolvimento sustentável e a justiça social em todo o território nacional”, disse Amom Mandel, autor da proposta original.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Comunicação; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação
Próximo artigo Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalha de prata no Brasileiro de Tiro com Arco

Mais notícias desta categoria

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

8 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

9 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

10 horas atrás

Durante abertura do ano legislativo, Alcolumbre defende diálogo e repúdio ao extremismo

12 horas atrás

Presidente da Câmara destaca prioridades legislativas e votações previstas para 2026

13 horas atrás

Fachin destaca papel do Congresso e metas do Judiciário

13 horas atrás

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1 e projetos de segurança pública

13 horas atrás

Proposta cria centros de referência em doenças crônicas nos municípios

13 horas atrás

Conselho de Ética deve realizar duas reuniões nesta semana

14 horas atrás

Congresso inicia sessão de inauguração do ano legislativo; acompanhe

14 horas atrás

Comissão aprova aumento da pena para violência no futebol e cria regras para jogos com torcida única

14 horas atrás

Comissão aprova novas regras para emissão de moedas digitais

15 horas atrás
Comissão aprova critérios objetivos para notificação de maus-tratos a crianças
Comissão aprova projeto que amplia incentivos ao paradesporto na Lei Geral do Esporte
Câmara pode votar nesta segunda a medida provisória do Programa Gás do Povo
Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira
Projeto regulamenta destino de bens e veículos abandonados em pátios policiais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?