Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com deficiência
Nacional

Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com deficiência

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/06/2025 – 12:48  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Parecer de Weliton Prado ampliou o alcance da proposta

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria a Carteira Nacional de Identificação da pessoa com deficiência (e-CNIPCD). O objetivo é identificar as pessoas com deficiência e garantir a elas atenção integral e prioridade no acesso a serviços públicos e privados em todo o país.

O texto aprovado é um substitutivo, ou seja, uma nova versão elaborada pelo relator, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), para o Projeto de Lei 3373/24, do deputado Dr. Fernando Máximo (UNIÃO-RO).

Originalmente, o projeto previa a criação de carteiras de identidade digitais apenas para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e com síndrome de Down. No entanto, Weliton Prado lembrou que a Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência tem a orientação de não limitar as ações legislativas a grupos específicos.

“A legislação brasileira adota o modelo social de deficiência como interação entre impedimentos de longo prazo e barreiras, sem hierarquizar ou segmentar as deficiências por condições específicas”, explicou o relator.

Prado acrescentou que a lei consagra o princípio da não discriminação, assegurando a todas as pessoas com deficiência acesso igualitário a direitos, serviços e oportunidades, sem levar em conta a natureza de seu impedimento.

Emissão do documento
De acordo com o substitutivo, a carteira de identificação será expedida gratuitamente, tanto em formato físico quanto digital. Para solicitá-la, a pessoa interessada ou seu representante legal deverá apresentar um requerimento junto com a documentação necessária.

As informações contidas no documento devem seguir observar as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

O Poder Executivo regulamentará o modelo, a expedição, a validade e a gestão da e-CNIPCD.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova criação de identidade com QR code dinâmico para pessoa com deficiência
Próximo artigo Governo do Amazonas beneficia setor primário de Maués com crédito e documentos rurais

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

2 dias atrás

Comissões debatem novas relações de trabalho e o papel do Judiciário

2 dias atrás

CCJ aprova prioridade em matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica

2 dias atrás

Comissão aprova regulamentação da profissão de mergulhador profissional

2 dias atrás

CCJ aprova criminalização de uso de drones por facções

2 dias atrás

Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres

2 dias atrás

Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares

2 dias atrás

Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém

2 dias atrás

Jornalismo Contra a Invisibilidade: Casa Socioambiental em Belém Será Hub de Cobertura da COP30

2 dias atrás

Voz da Amazônia na COP30: REDE CENARIUM Promete Cobertura a Fundo em Belém

2 dias atrás

‘Protagonismo amazônico nas discussões globais’, diz Paula Litaiff sobre REDE CENARIUM na COP30

2 dias atrás

‘Protagonismo amazônico nas discussões globais’, diz Paula Litaiff sobre presença da Rede CENARIUM na COP30

2 dias atrás
Relator diz que PEC da Segurança Pública abre debate sobre o papel da União e dos estados; assista
Comissão de Constituição e Justiça aprova inclusão de turismo como direito fundamental da pessoa idosa
Comissão de Constituição e Justiça aprova campanha sobre uso de remédios psiquiátricos por crianças
Comissão debate atuação do crime organizado no sistema financeiro e no setor de combustíveis
Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?