Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova auxílio mensal ao responsável por pessoa com deficiência de família de baixa renda
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova auxílio mensal ao responsável por pessoa com deficiência de família de baixa renda
Nacional

Comissão aprova auxílio mensal ao responsável por pessoa com deficiência de família de baixa renda

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/05/2025 – 20:15  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Dayany Bittencourt, relatora da proposta na comissão

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o Programa Auxílio Cuidar Mais, destinado ao apoio financeiro de cuidadores de pessoas com deficiência beneficiárias do benefício de prestação continuada (BPC).

Pela proposta, a pessoa legalmente responsável por pessoa com deficiência que seja titular do BPC terá direito ao recebimento de auxílio no valor de 25% do benefício.

O direito ao recebimento do auxílio cessará com a morte da pessoa com deficiência. A pessoa legalmente responsável pela pessoa com deficiência poderá acumular o auxílio com o recebimento de outros benefícios previdenciários e assistenciais, desde que sejam equivalentes ao valor de um salário mínimo.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE), ao Projeto de Lei 461/24, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), e ao 847/24, apensado. O projeto original concedia R$ 1 mil por mês ao responsável legal por pessoa com deficiência que seja beneficiada pelo BPC.

“A fixação do benefício em 25% do valor do BPC não é arbitrária, mas decorre de critério já consolidado no Regime Geral de Previdência Social”, afirma a relatora. “A Lei 8.213/91 prevê acréscimo idêntico para aposentadorias por invalidez quando há necessidade de assistência permanente, demonstrando que esse percentual é economicamente sustentável e tecnicamente justificado”, explica.

“Essa equivalência mantém a racionalidade do sistema, pois evita distorções entre benefícios previdenciários e assistenciais, preservando os incentivos à contribuição sem onerar indevidamente os cofres públicos”, diz Dayany Bittencourt.

Para financiar o programa, a proposta prevê o aumento da Cofins paga pelas instituições financeiras de 4% para 5,5%.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública
Próximo artigo Promessa amazonense conquista título do Norte Brasileiro de Kart e recoloca Amazonas no topo do automobilismo nacional

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta para obrigar uso de audiodescrição em eventos do poder público

51 minutos atrás

Comissão aprova proposta de isenção do Imposto de Renda a idoso com comorbidade

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer à polícia dados sobre celulares irregulares

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que busca ampliar realização de autópsias nos IMLs

2 horas atrás

Comissão aprova projeto para equiparar aquicultor a produtor rural

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão

3 horas atrás

Comissões ouvem ministro sobre política de comunicação do governo

4 horas atrás

Comissão aprova destinação de recursos de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que torna obrigatório asilo gratuito em cidade com mais de 100 mil habitantes

5 horas atrás

Comissão aprova teletrabalho para pessoas com deficiência quando houver compatibilidade

5 horas atrás

Comissão recebe ministro de Minas e Energia para falar sobre petróleo, energia nuclear e recursos de Itaipu

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê selo para identificar alimentos sem glúten da agricultura familiar

5 horas atrás
Comissão aprova projeto que impede liberar de punição crimes com violência doméstica
Comissão de Constituição e Justiça aprova capital estrangeiro em políticas públicas de prevenção ao câncer
Comissão debate extravio de bagagens e preços praticados por companhias aéreas
Comissão aprova acessibilidade como critério de desempate em licitações
Comissão aprova projeto que amplia informações aos turistas nos aeroportos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?