Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares
Nacional

Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/11/2025 – 16:12  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Deputado Alceu Moreira, relator do projeto de lei

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia os prazos de proteção concedidos aos desenvolvedores de novas sementes e variedades vegetais — pesquisadores ou empresas que criam cultivares, como sementes, mudas e plantas ornamentais.

Durante o período de proteção, o desenvolvedor tem direito exclusivo de produção e comercialização da cultivar. Pelo texto aprovado, espécies arbóreas e videiras (frutíferas, florestais e ornamentais) terão prazo de 25 anos de proteção, enquanto as demais espécies vegetais terão 20 anos. Atualmente, a lei prevê 15 anos para a maioria das espécies e 18 anos para videiras, árvores frutíferas, florestais e ornamentais, incluindo seus porta-enxertos.

A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), ao Projeto de Lei 1702/19, de autoria do deputado Giovani Cherini (PL-RS). O texto promove diversas alterações na Lei de Proteção de Cultivares.

remuneração
Entre as mudanças, o projeto prevê a cobrança de remuneração pelo uso de sementes de cultivares protegidas, inclusive quando a multiplicação ocorrer fora dos limites da propriedade. O texto também inclui dispositivos sobre infrações e sanções administrativas.

Embora o projeto mantenha o direito ao uso próprio — que permite ao produtor rural guardar parte da colheita para replantar sem pagar novamente royalties —, ele estabelece regras mais detalhadas para o pagamento e a rastreabilidade dessas sementes.

Se o produtor utilizar estrutura de terceiros, como cooperativas, associações ou empresas, para beneficiar, armazenar ou multiplicar sementes protegidas, o recolhimento de royalties será obrigatório, mesmo que o destino seja o replantio próprio.

O texto também prevê mecanismos de controle e rastreamento para identificar o uso de cultivares protegidas, o que deve facilitar a cobrança automática dos direitos devidos ao desenvolvedor da cultivar.

Inovação
Segundo o relator, deputado Alceu Moreira, as alterações buscam equilibrar os direitos dos produtores rurais e dos desenvolvedores de novas sementes, além de incentivar a inovação e a competitividade do agronegócio brasileiro.

“É uma modernização necessária para que o Brasil continue sendo líder em produção e tecnologia agrícola”, afirmou o parlamentar.

Sobre as penalidades, o projeto estabelece que quem produzir, comercializar ou multiplicar sementes protegidas sem autorização poderá sofrer sanções administrativas e civis, incluindo indenização e multa.

Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de desenvolvimento econômico; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém
Próximo artigo Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação de política nacional de combate à sífilis congênita

4 horas atrás

Comissão aprova proposta que triplica pena de crimes com arma de fogo roubada de agente de segurança

4 horas atrás

Comissão aprova isenção fiscal para estatais que constroem e vendem imóveis populares

4 horas atrás

Comissão aprova criação de unidades bancárias para não residentes no Brasil

4 horas atrás

Proposta cria programa de acompanhamento da saúde mental de crianças e adolescentes

5 horas atrás

Proposta inclui polícia científica entre órgãos de segurança pública previstos na Constituição

5 horas atrás

Lei regulamenta exercício profissional da acupuntura

6 horas atrás

Lei autoriza pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia

7 horas atrás

Comissão aprova doação de imóveis de departamento de obras contra a seca a antigos ocupantes

8 horas atrás

Lei autoriza doação de helicópteros da PF e da Marinha ao Paraguai e ao Uruguai

8 horas atrás

Ponte sobre o Rio São Francisco passa a se chamar Hélio Nogueira Lopes

9 horas atrás

Lei homenageia engenheiro com nome de ponte no Rio Tarauacá

10 horas atrás
Comissão aprova realocação de famílias do Minha Casa, Minha Vida expulsas pelo crime
Comissão aprova adaptação de residências para idosos em situação de vulnerabilidade
Sancionado o Código de Defesa do Contribuinte
Comissão aprova projeto que inclui a resiliência no planejamento das cidades
Nova lei busca incentivar o setor cacaueiro nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?