Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova ampliação de benefício fiscal na compra de carro novo para incluir autistas com nível 1 de suporte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova ampliação de benefício fiscal na compra de carro novo para incluir autistas com nível 1 de suporte
Nacional

Comissão aprova ampliação de benefício fiscal na compra de carro novo para incluir autistas com nível 1 de suporte

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

31/07/2025 – 17:31  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Dayane Bittencourt, relatora na comissão

A Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 88/25, que inclui pessoas autistas com nível 1 de suporte em benefício fiscal para compra de carros novos. O texto altera a regulamentação da reforma tributária de 2024.

A relatora, deputada Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE), recomendou a aprovação do texto. “A atual redação da legislação estabelece uma distinção injustificada entre indivíduos com transtorno do espectro autista, ao prever uma isenção tributária apenas àqueles enquadrados nos níveis moderado ou grave de suporte”, disse.

“Essa diferenciação não apenas configura discriminação arbitrária, como também reforça uma perspectiva excludente que hierarquiza as condições de deficiência, negando a universalidade de direitos fundamentais”, afirmou Dayany Bittencourt.

reforma tributária
Em substituição a alguns dos tributos atuais, a reforma tributária criou o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), devido a estados, Distrito Federal e municípios, e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), de competência da UNIÃO. Estão previstas regras de transição até a vigência plena do IBS e da CBS, em 2035.

Hoje, a regulamentação da reforma tributária reduz a zero as alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre carros novos quando adquiridos por taxistas e pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista com níveis 2 e 3 de suporte.

Desafios diários
Para o autor do PLP 88/25, o deputado Adail Filho (Republicanos-AM), as pessoas autistas com nível 1 de suporte também devem ser beneficiárias da alíquota zero de IBS e CBS em carros novos.

“Embora possam apresentar menor necessidade de apoio comparado aos demais níveis, essas pessoas enfrentam desafios diários que dificultam a autonomia e a mobilidade, especialmente no acesso ao transporte público”, disse Adail Filho.

“O uso de um veículo próprio muitas vezes é essencial para garantir a esse grupo uma participação ativa na sociedade, seja para tratamento de saúde, para educação ou para inserção no mercado de trabalho”, continuou o parlamentar.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e tributação e de Constituição e justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Da Reportagem/RM
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus e Funai discutem políticas públicas para povos indígenas residentes na capital
Próximo artigo Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova linha de crédito especial para pesca artesanal e aquicultura familiar

12 horas atrás

Comissão aprova suspensão de financiamentos rurais em Roraima devido à seca e a incêndios

13 horas atrás

Hugo Motta espera que Banco Central reduza juros nas próximas reuniões do Copom

14 horas atrás

Cúpula dos Povos encerra atividades em Belém com carta sobre clima entregue à ONU

14 horas atrás

Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo

15 horas atrás

Lei cria Dia Nacional das Meninas e muda data do Dia Nacional da Mulher

15 horas atrás

Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado

15 horas atrás

Comissão aprova indenização para comissionados do Senado exonerados sem justa causa

15 horas atrás

Comissão debate fundo de reparação econômica e promoção da igualdade racial

16 horas atrás

Nova lei cria 330 funções comissionadas para o Superior Tribunal de Justiça

17 horas atrás

Comissão aprova garantia de merenda escolar gratuita para professores e servidores

18 horas atrás

Comissão especial debate dados e políticas de segurança pública

18 horas atrás
Lei determina uso de linguagem simples em mensagens de órgãos públicos para cidadãos
Lei determina uso de linguagem simples em mensagens de órgãos públicos para cidadãos
Motta diz que projeto contra o crime organizado é a resposta mais dura que o Parlamento vai dar
Motta diz que projeto contra o crime organizado é a resposta mais dura que o Parlamento vai dar
Comissão aprova projeto que substitui o termo agrotóxico por defensivo agrícola em legislação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?