Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Combate à violência contra as mulheres é pauta permanente da Assembleia do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Combate à violência contra as mulheres é pauta permanente da Assembleia do Amazonas
ALEAMPolítica

Combate à violência contra as mulheres é pauta permanente da Assembleia do Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 3 de maio de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

A violência contra a mulher e a importância da punição aos agressores foram debatidos pelos deputados durante a Sessão Ordinária, desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os parlamentares repercutiram denúncia de violência doméstica, que está sendo acompanhada pela Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo.
A deputada Alessandra Campêlo (PSC), presidente da Procuradoria da Mulher, apresentou um vídeo onde uma mulher é agredida fisicamente por um homem, seu companheiro, que também a ameaça com uma faca. Segundo a deputada, a mulher procurou ajuda e denunciou a agressão com o apoio da Procuradoria, que funciona nas instalações da Casa Legislativa, atua na produção de leis e políticas públicas voltadas às mulheres e também recebe denuncias de violências contra esse público.
“Nossa equipe acompanhou a vítima até a delegacia, onde oficializou a denúncia, e também quando foi junto com a viatura pegar seu filho de 4 anos, que ainda estava na casa do agressor”, explicou a parlamentar, informando que o marido foi preso e destacou a importância que permaneça assim, pois, segundo Campêlo, a soltura do mesmo é um risco à vida da mulher.
Em apartes, os deputados Sinésio Campos (PT), Wilker Barreto (Cidadania), Mayra Dias (Avante), Mário César Filho (União Brasil) e Roberto Cidade (União Brasil) se manifestaram e cobraram punição a todos os agressores. “Este homem tem que ficar na cadeia, porque lá é o lugar dele”, declarou o presidente da Casa, Roberto Cidade, primeiro a se pronunciar, colocando à disposição de toda a população, e em especial à população feminina, a estrutura do Parlamento Estadual, para que possam contribuir para o fortalecimento de políticas de proteção às mulheres.
Ratificando o compromisso da Casa com a pauta, os deputados Mário César Filho e Wilker Barreto destacaram que, apesar da Lei Maria da Penha tratar com rigidez os casos de feminicídio tem crescido. A deputada Mayra Dias falou que até a mulher ter coragem de denunciar, os casos de violência já ocorreram muitas vezes, e em diversas oportunidades o medo de denunciar e o agressor permanecer livre a impede de buscar ajuda. “Precisamos encorajar, apoiar e assegurar que esse agressor fique preso, seja punido”, declarou Dias.

Potássio
A possibilidade de exploração do potássio, matéria-prima para a produção de fertilizantes, no município de Autazes (distante a 113 quilômetros de Manaus) também foi tratada pelos deputados nesta quarta-feira. O presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade falou da decisão do desembargador José Amilcar Machado, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de suspender a decisão de primeira instância que proibia a emissão de licença ambiental para a exploração de potássio em Autazes sem autorização judicial.
Cidade falou que a exploração deste mineral é uma possibilidade de diversificação de matrizes econômicas no Amazonas. “Essa decisão é importante não apenas para Autazes, mas para municípios próximos, que serão beneficiados com geração de emprego e renda com a exploração do potássio”, celebrou.
O deputado Sinésio Campos também apoiou a decisão judicial, falando que esta é uma vitória do Amazonas, e que só foi possível porque o desembargador entendeu que os indígenas estão sendo consultados por meio do Protocolo de Consulta do Povo Mura. O documento foi criado em 2019, dentro da primeira ação judicial, após pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoAutazesDenúnciasManausmancheteViolênciaViolência domésticaWilker
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?