Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Com rio Negro abaixo de 15 metros, Prefeitura de Manaus reforça proibição para banho na praia da Ponta Negra
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Com rio Negro abaixo de 15 metros, Prefeitura de Manaus reforça proibição para banho na praia da Ponta Negra
Manaus

Com rio Negro abaixo de 15 metros, Prefeitura de Manaus reforça proibição para banho na praia da Ponta Negra

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O rio Negro ​e​stá com 14,30 metros,​ nesta sexta-feira, 29/11, apresentando um ritmo menos intenso de subida das águas, após um período de estiagem recorde. Por medida de segurança, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), reafirma a necessidade de interdição do banho no balneário do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, em razão do volume de água abaixo da cota de margem de segurança, que é 16 metros.

A preocupação é de manter a salvaguarda de banhistas que usam a praia como forma de lazer, havendo exceção para atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo.

Apenas atletas, por meio de suas federações, recebem autorização para o uso esportivo, e não recreativo, para saída a partir da praia.

A coordenação do complexo recebe os pedidos para autorização de eventos desportivos, com atletas, incluindo competições como triatlo, canoagem e remo.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que PODE apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, o surgimento de banco de areias.

A Federação Amazonense de Remo informa que os atletas da escola de Remo utilizam a “praia exclusivamente para a prática de atividades técnicas de remo, estando expressamente proibidos de realizar qualquer atividade de banho no local”. Essa medida está em conformidade com a decisão da Prefeitura de Manaus, que interditou o balneário em razão da estiagem.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

Orientações

A área de interdição e do parque já recebeu mais de 20 placas informando sobre a proibição, além de um cerquite de mais de 1.000 metros para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.

A Prefeitura de Manaus orienta que os banhistas não entrem no rio. As placas têm destaque em vermelho e estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos, mas, ainda assim, a comissão que gerencia o parque já fez a retirada de dezenas de banhistas da beira do rio, reforçando a proibição. Segundo o coordenador da comissão, Alberto Maciel, os banhistas são orientados e chamados a se retirar da água. “A interdição visa manter a segurança no local, em razão das depressões que ocorrem no leito do rio. Há depressões de vários metros de profundidade. Os atletas que fazem seus treinos pelo meio do rio têm experiência e técnica. Nossa maior preocupação é com o banhista rotineiro que, em alguns casos, nem sabe nadar”, alertou Maciel.

O prefeito David Almeida assinou o decreto 5.985/2024, de 17 de setembro, dispondo sobre a interdição, com duração de 90 dias. Laudo e levantamento solicitados pela Prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico.

Interdição

A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e polícia Militar.

De acordo com a cláusula 1, parágrafo 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.

Durante a interdição, o banho no rio fica proibido. Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo/Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas repassa recursos do Patrocínio Desportivo aos clubes de futebol profissionais do Amazonas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus atua com cinco frentes de serviços na construção do complexo viário Rei Pelé

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus destaca protagonismo tecnológico no ‘Nutanix .NEXT 2026’, em Chicago

8 horas atrás

Prefeitura avança com manutenção asfáltica no bairro São José

11 horas atrás

Prefeitura intensifica recuperação de drenagem profunda no Aleixo

11 horas atrás

Prefeito Renato Junior realiza visita institucional ao TCE-AM

13 horas atrás

Cmei encerra atividades da ‘Semana de Literatura Amazonense’

13 horas atrás

PMM participa de capacitação do Ministério da Igualdade Racial

14 horas atrás

Implurb passa a operar integralmente na nova sede

14 horas atrás

Quarta parcela do ISS Fixo 2026 com desconto para pagamento digital vence nesta sexta-feira, 10/4

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário Passarão e promete revolucionar trânsito na zona Oeste

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário

15 horas atrás

Consultas de puericultura integram as estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

16 horas atrás

Puericultura: estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

16 horas atrás
Prefeitura de Manaus tem alta de 16% em emissão de certidões de endereço pelo Implurb no trimestre
Prefeitura de Manaus realiza ‘Integração dos Professores Ingressantes’ 2026
Prefeitura de Manaus promove ‘Abril Verde’ para prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho
Prefeitura de Manaus informa sobre suspensão temporária no sistema do Cadastro Único nesta sexta-feira
Prefeitura avança com recuperação asfáltica no bairro Coroado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?