Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com participação da prefeitura, 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento coloca foco na política urbanística e reuso
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Com participação da prefeitura, 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento coloca foco na política urbanística e reuso
Manaus

Com participação da prefeitura, 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento coloca foco na política urbanística e reuso

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Mais políticas urbanas, públicas e de planejamento para as cidades foram os destaques do 7º Encontro da REDE Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que contou com a presença da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). O evento encerrou no fim de semana, na cidade de São Luís, no Maranhão.

Representando Manaus no encontro, o diretor de planejamento urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, contou que o evento reuniu municípios de diversos portes e institutos de planejamento para fomentar questões de políticas públicas urbanísticas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Hoje, o Brasil tem uma configuração da maioria da população vivendo nas cidades e não no meio rural.

“A ideia do encontro é o compartilhamento de informações, de programas, de políticas públicas que estão sendo executadas ou que podem repartir essas informações. E a temática central do encontro foram os centros urbanos, onde foram apresentadas as experiências de Recife, Maceió e Curitiba, por exemplo. Nós sabemos que Curitiba tem um referencial de planejamento urbano desde a década de 70. Uma outra parte da programação teve também a questão da apresentação do manual de criação de institutos de planejamento urbano. É exatamente para fomentar a iniciativa em todo e qualquer município, independentemente que seja grande, médio ou pequeno. E o InRede é exatamente isso. Tem desde as grandes cidades e metrópoles, como Manaus, Recife, Fortaleza, Curitiba, mas também cidades que nem têm institutos de planejamento, como a de Tutóia, no Maranhão”, destacou Cordeiro.

Para ele, a ideia é que esse movimento cresça cada vez mais e vá se disseminando, não só para a população dar importância aos institutos, mas, principalmente, os governantes. “Não tem mais como negar essa questão de que o planejamento é urgente. prova disso é que o próprio governo federal trouxe de volta o Ministério das Cidades. A partir do momento que é feito um planejamento urbano bem estruturado, isso só vai trazer benefício para a cidade, seja ele na parte econômica, social e outras áreas”.

Em São Luís, as equipes e visitantes participaram de um tour pelo centro antigo da cidade, conhecendo tudo aquilo que foi revitalizado e o que ainda precisa ser reabilitado. Mostrando a importância de se manter isso, como reconversão de diversos casarões e com o foco no turismo. “O centro, à noite, tem uma vida mais agitada pela existência de bares e restaurantes. Sabemos que isso foi um trabalho de décadas e muitas obras financiadas pelo governo do Estado do Maranhão. O município tem que fazer, deve, é obrigação, mas não consegue fazer tudo sozinho”.

O diretor de Planejamento lembrou que, com a gestão do prefeito David Almeida, a capital amazonense tem um rico conjunto de reabilitação com as obras e ações do “Nosso Centro”, como os recém-inaugurados mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. A obra do casarão Thiago de Mello está concluída e a do píer turístico passa dos 95% de conclusão.

Casarões

Em São Luís, muitos casarões passaram por reuso e abrigam desde restaurantes até movimentos culturais, como o da capoeira, do reggae, do bumba-meu-boi e outras atividades, inclusive universidades.

Muitos poderes do governo e da prefeitura mantiveram a estrutura no centro histórico, levando movimento durante o dia. “Sabemos que esse tipo de movimento acaba trazendo outros usos de apoio, como lanchonetes, lojas, comércio e serviços em geral. O acervo deles é enorme. São mais de 3 mil unidades de preservação, para revitalizar e manter a demanda por muito tempo, apesar de já haver muitas áreas que foram revitalizadas”.

O centro histórico de São Luís, localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos, é um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa e que tem conservado o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. A capital foi tombada pelo Iphan em 1974 e inscrita como patrimônio mundial em 6 de dezembro de 1997. Seu núcleo original, fundado pelos franceses em 1612, caracteriza-se pela arquitetura civil de influência portuguesa, bastante homogênea.

Apoio

O encontro conta o apoio institucional do Ministério das Cidades, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, com o projeto Cidade Presente (DUS) e da plataforma ReDUS (REDE para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).

InRede

O evento dá sequência aos trabalhos da InRede, com os representantes de municípios de todas as regiões do Brasil, com foco no desenvolvimento e planejamento urbano integrados e sustentáveis, buscando fortalecer os membros e alinhar os objetivos da Agenda 2030 da ONU. O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos.

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nessa missão.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação

  

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sinésio Campos participa de inaugurações de obras fruto de emendas parlamentares em São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigo SSP-AM e MJSP realizam Curso de Capacitação e Treinamento Para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro Avançado

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus transforma beco Santo Antônio com nova pavimentação e garante melhor qualidade de vida à comunidade

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva coleta de resíduos às comunidades rurais e indígenas da capital

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem e calçada no bairro São Raimundo

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus instala corrimão e reforça segurança em escadaria no bairro Dom Pedro

14 horas atrás

Prefeitura executa obra de contenção no Armando Mendes

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus moderniza sistema de drenagem no bairro Gilberto Mestrinho e transforma realidade de moradores da área

15 horas atrás

Prefeitura utiliza caminhão hidrojato para desobstruir caixas coletoras e reforçar drenagem no Zumbi dos Palmares

16 horas atrás

Entrega de prêmios do sexto sorteio do IPTU Premiado 2025

16 horas atrás

Prefeitura intensifica retirada de fios e cabos e passa de 5,2 toneladas de material removido de postes do Centro

16 horas atrás

CadÚnico – Prefeitura de Manaus intensifica busca ativa

17 horas atrás

Educadores representam o Amazonas com projeto inovador de sustentabilidade

17 horas atrás

Prefeitura entrega ponte mista na comunidade Alfredo Nascimento

17 horas atrás
Prefeitura revitaliza sinalização no centro de Manaus
Prefeitura de Manaus implanta novos tubos para reestruturar rede de drenagem comprometida no bairro Alvorada
Prefeitura de Manaus alcança a marca de 12 ladeiras pavimentadas no ramal Rio Branquinho
Prefeitura de Manaus revitaliza passeio público na rua Costa Azevedo e garante mais acessibilidade ao centro histórico
Prefeitura de Manaus esclarece paralisação dos rodoviários
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?